Por que higienizar resíduos antes de reciclar?

by

Por que higienizar resíduos antes de reciclar?

by Victor

by Victor

Higienizar resíduos é um ato simples, mas que facilita o processo da reciclagem. Veja como fazer isso de forma sustentável!

A reciclagem é uma responsabilidade de todos. Os governos e prefeituras devem garantir mecanismos para que haja a coleta e destinação correta do lixo. As empresas precisam adotar posturas conscientes de produção e “cuidarem” dos resíduos que produzem. Já os cidadãos, podem facilitar o processo de reciclagem separando e higienizando corretamente seus resíduos.

Por que higienizar os resíduos antes de enviá-los para a reciclagem?

Muita gente ainda não sabe que resíduos recicláveis sujos, na maioria das vezes, não são reaproveitados e vão para aterros sanitários. Se o material reciclável está contaminado por restos de alimentos, óleos, molhado ou misturado com muito material não reciclável, o processo da reciclagem acaba sendo dificultado.

Primeiro, é importante que você saiba que ao enviar resíduos para a reciclagem contendo restos de comida ou sujos, você pode contribuir para que bactérias e fungos  se proliferem. Com isso, esses resíduos podem atrair animais, provocar mau cheiro e dificultar o trabalho das pessoas que lidam diretamente com o lixo.

Outra questão importante é que quando você joga um material reciclável sujo junto com outros que estão limpos, esse material pode acabar contaminando os demais. Pense que além de perder o tempo que você gastou destinando corretamente, você prejudica o trabalho de outras pessoas que higienizaram seus resíduos.

higienizar resíduos

À esquerda: plástico que foi higienizado antes de ser enviado para a reciclagem. À direita: plástico contaminado enviado para a reciclagem.

 

É possível higienizar resíduos sem prejudicar o meio ambiente?

A resposta para essa pergunta é sim!

Muito é falado que lavar resíduos antes de enviá-los para a reciclagem desperdiça água. Se você fizer isso de forma incorreta, o desperdício irá acontecer. Mas saiba que é possível higienizar seus resíduos sem gastar muita água. Confira algumas dicas:

  • Aproveite para lavar seus resíduos com a água que sobra da máquina de lavar;
  • Deixe as embalagens, potes, garrafas e outros materiais dentro da pia enquanto você lava sua louça de rotina. Com isso, você reaproveita a água e o sabão que já iria utilizar;
  • Lave potes de shampoo e creme vazios enquanto você toma banho.

 

São atitudes simples e que podem facilitar o processo de reciclagem!

higienizar resíduos

 

Quer saber mais sobre o assunto?  Fale com a gente!

Com a Witzler, é simples ser sustentável!

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 –  Telefone: (34) 3226 8772.

Facebook

Instagram

 

Top