Resíduos de oficinas: como descartar?

by

Resíduos de oficinas: como descartar?

by Victor

by Victor

Os resíduos de oficinas contêm algumas substâncias contaminantes e por isso, não podem ser descartados em qualquer lugar.

O descarte incorreto de óleos, água e embalagens contaminadas, baterias etc., gera multas de alto valor. As oficinas mecânicas, se considerados geradoras de poluição, podem ser multadas e os responsáveis podem até ir para a prisão!

Créditos da imagem: http://www.gedore.com.br/blog/como-organizar-sua-oficina-mecanica/

De acordo com o Cebrace,

Causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem em danos à saúde humana, ou provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da biodiversidade é crime previsto no decreto 6.514/08. A multa varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhões para quem lançar resíduos sólidos, líquidos ou gasosos ou detritos, óleos ou substâncias oleosas em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou atos normativos.”

Viu só como o descarte incorreto pode ser prejudicial para o meio ambiente, para você e para o seu negócio? Por isso nós queremos te ajudar!

 

Como descartar resíduos oleosos e embalagens contaminadas?

Jogar resíduos de oficinas com óleo ou embalagens contaminadas no lixo comum é crime. Por isso, oficinas mecânicas devem optar por quem realize o descarte sustentável desses materiais. Há empresas que possibilitam o armazenamento, realizam a coleta e o descarte.

Embalagens para armazenar com segurança resíduos de oficinas.

A Witzler possui embalagens para armazenar o material contaminado e realiza a coleta (semanal ou mensal) de acordo com as necessidades de cada oficina. A Witzler também descontamina esses matérias e os recicla.

 

Como descartar água contaminada?

As oficinas não podem jogar água contaminada no sistema público de esgoto. Quando a descartam de maneira indevida, elas causam uma série de problemas ambientais, como a poluição da água, do solo e do ar. Além disso, as empresas precisam atuar dentro da lei e serem responsáveis ambientalmente e as Caixas Separadoras de Água e Óleo (SÃO) são um ótimo mecanismo para isso.

Caixas separadoras de água e óleo para resíduos de oficinas mecânicas.

Como a caixa SAO funciona?

As caixas separadoras coletam resíduos oleosos e os destinam para um receptor ou uma rede coletora. Após isso, os óleos ficam separados em depósitos para que, posteriormente, sejam descartados por empresas especializadas.

Importante: O uso da caixa SAO está previsto na lei. Segundo a Resolução Nº 273 publicada pelo CONAMA no ano 2000, todas as instalações e sistemas de armazenamento de derivados do petróleo devem possuir sistemas de separação de água e óleo.

Como descartar baterias?

As baterias automotivas possuem algumas substâncias altamente tóxicas – como cádmio, chumbo e mercúrio – que podem contaminar a água, o solo e até mesmo o ar, causando danos à saúde.

As baterias automotivas são recicláveis, mas é necessário que você peça ajuda apara empresas especializadas nesse processo.

 

Resíduos de oficinas: Procura uma empresa especializada e fique tranquilo!

A Witzler Recila atende qualquer tipo e tamanho de negócio! Entre em contato conosco e descarte os resíduos de sua oficina com segurança e responsabilidade.

Resíduos de oficinas

 

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 –  Telefone: (34) 3226 8772.

*Unidade de tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864. – Telefone: (14) 3223-8722

Facebook

Instagram

Top