Sustentabilidade só acontece com gestão de resíduos

Espaço de aprendizagem WITZLER RECICLA

by Victor Victor Nenhum comentário

RESÍDUOS NO BRASIL

OS RESÍDUOS NO BRASIL

A preocupação com o meio ambiente é assunto de destaque no cenário brasileiro. A sociedade, governos e empresas buscam, a cada dia, alternativas para amenizar o impacto ambiental gerado pelos resíduos produzidos pelos hábitos de consumo.

Grande quantidade de resíduos é produzida e muito é falado sobre a necessidade de sua correta destinação. Lixo doméstico, industrial, hospitalar e outros materiais que já não servem mais precisam ser destinados a locais específicos. Contudo, na prática não é isso que acontece no Brasil.

Em 60% das cidades, o lixo ainda é abandonado a céu aberto (dado da Folha de São Paulo 2017). Essa situação é ainda mais agravante quando há falta de informação e o descaso.

Alguns cidadãos, não sabem como descartar corretamente os resíduos. Já certas empresas e órgãos públicos não dão a devida atenção para o assunto. Em ambos os casos, o descarte incorreto gera muitos problemas.

Ao descartar no lixo comum materiais como pilhas, baterias e lâmpadas, muitos não sabem os riscos que essa prática envolve. Na maioria das vezes, esses materiais vão para aterros e lixões e não recebem tratamento adequado.

Jogar lixo no lixo não é suficiente. A falta de informação, aliada a displicência, faz com que grande volume de resíduos seja levado para locais irregulares.

 

Resíduos em local incorreto

 

MILHÕES DE TONELADAS DE LIXO POR ANO SÃO DESPEJADAS DE FORMA INADEQUADA

No Brasil, segundo o site G1 (2017), 30 milhões de toneladas de lixo por ano são despejadas de maneira incorreta.

Esse número alarmante coloca as pessoas ao risco de doenças. Além disso, causa graves problemas sociais e ambientais.

A partir de 2010, com a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, alguns avanços foram obtidos na destinação de lixo no Brasil.  Essa política buscava erradicar todos os lixões do país até 2014. Contudo, atualmente os Lixões ainda impactam a qualidade de vida de 77 milhões de brasileiros (G1, 2017).

No estado de São Paulo, há maior preocupação com o destino do lixo. O estado que é rico e desenvolvido cuida de seu lixo. No entanto, 14 mil toneladas de resíduos por dia ainda vão para lixões.

Em contrapartida, em Alagoas, 95% dos resíduos não recebe destino adequado. O lixo produzido no estado é abandonado a céu aberto.

Esses dados poderiam ser de anos atrás, em que a situação dos resíduos não era pauta da agenda pública. Mas a situação aparece ainda mais preocupante pois os dados são de 2017.

 

Resíduos em locais inadequados

 

Em entrevista com Victor Fernandez Nascimento, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre, localizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ele esclarece algumas informações sobre o assunto. Victor é geógrafo e estuda o descarte irregular de resíduos sólidos e aponta alguns prejuízos dessa prática.

“Os sociais, que no Brasil ainda existem muitos lixões, até mesmo na capital do Brasil. Em Brasília há um lixão a menos de 15 km da sede de governo do nosso país. Nos lixões há ainda muitos catadores que deveriam ter melhores condições de vida. E os impactos ambientais, como a contaminação dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, contaminação do solo e da atmosfera.”

 

POSSIBILIDADES PARA OS RESÍDUOS ALÉM DOS ATERROS E LIXÕES

Os aterros irregulares e lixões trazem uma infinidade de prejuízos. O que para alguns parece ser uma alternativa barata no descarte de resíduos, torna-se um grave problema.

Os resíduos deixados nesses locais contaminam o solo, a água e a vegetação. Doenças como a Hepatite A e uma série de verminoses podem ser causadas pelo acúmulo de lixo em local inadequado.

O que muita gente não sabe é que há também lugares onde os resíduos recebem tratamento e destinação adequados. Os aterros e lixões não são a única alternativa.

Local correto para destinação de resíduos

 

“Não é ambientalmente correto e não deveria ser economicamente viável enviar para aterros sanitários produtos que poderiam ter seu ciclo de vida ampliado, seja pela reutilização ou reciclagem”. Ainda destaca o geógrafo e pesquisador do Inpe.

Nos aterros, há muitos materiais que poderiam ser utilizadas por cooperativas de reciclagem. Há também materiais orgânicos que podem ser utilizados na compostagem e virar adubo.  Ainda, resíduos químicos e industriais encontrados nesses locais, se submetidos a processos de descontaminação, deixam de liberar substâncias tóxicas.

Muitos outros materiais podem ser tratados e transformados em matéria-prima, combustível ou ganhar novos usos.

Uma série de soluções ambientais estão sendo oferecidas por empresas que se preocupam com a gestão de resíduos. Aliado a isso, novas tecnologias estão sendo usadas em prol do meio ambiente.

A Witzler oferece uma série de alternativas e trabalha para que os resíduos deixem de ser descartados em locais incorretos, como aterros e lixões.

Confira um pouco mais sobre o trabalho que Witzler realiza.

Descarte de resíduos

Witzler Soluções Ambientais

 

CONTATE A WITZLER SOLUÇÕES AMBIENTAIS

Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III
17064864 Bauru

(14) 3223-8722

Site: http://www.witzlerrecicla.com.br/

Facebook:https://www.facebook.com/wrecicla/

by Victor Victor Nenhum comentário

Muito prazer, nós somos a Witzler Soluções Ambientais.

QUEM SOMOS NÓS?

A Witzler Soluções Ambientais faz parte de um grupo empresarial que atua no segmento elétrico desde 1956. Em 2002, devido a demanda social e ambiental ampliamos nossos serviços e passamos ajudar as empresas a descartarem seus resíduos de forma correta e sem prejudicar o meio ambiente.

Acreditamos na importância da gestão correta de resíduos e queremos levar aos nossos clientes um serviço ético e de qualidade.

Temos a sustentabilidade como um de nossos pilares. Com isso, buscamos em todas as nossas ações não comprometer o meio ambiente e o futuro das próximas gerações através de práticas transparentes e responsáveis que seguem as leis e políticas ambientais vigentes.

O empreendedorismo e a vontade de oferecer serviços de qualidade dos engenheiros que compõem a Witzler é aliado a muita pesquisa e cuidado com a natureza. Isso faz com que ofereçamos as melhores e mais eficazes soluções ambientais.

Equipe Witzler

Grupo Witzler leva aos nossos clientes um serviço ético e de qualidade.

O QUE FAZEMOS?

Não importa qual a área de atuação de sua empresa, nós oferecemos serviços personalizados para o seu negócio. Dentre eles, a gestão de resíduos, coprocessamento, incineração de resíduos, descaracterização de diversos materiais e descarte de lâmpadas, lixo eletrônico, pilhas e baterias.

A Witzler Soluções Ambientais coleta os mais variados materiais e realiza a gestão de resíduos de modo organizado, limpo e confiável. Para isso, atende as mais rigorosas legislações ambientais e possui infraestrutura adequada de armazenamento, transporte e locais para a destinação.

Além disso, prestamos contas de todas as etapas envolvidas no processo de descarte e entregamos aos clientes notas, relatório de fotos e certificações. Garantimos também que os resíduos não serão um problema para eles e nem para a natureza.

Há mais de 15 anos no mercado, já reciclamos mais de 2.400.000 lâmpadas fluorescentes. Para isso, realizamos um rígido processo de separação de resíduos tóxicos.

As lâmpadas fluorescentes são muito duráveis e econômicas.  No entanto, o interior delas é preenchido por mercúrio, que é um componente químico capaz de causar danos ao meio ambiente e a saúde. O mercúrio é um metal pesado e tóxico e devido a ele, o descarte das lâmpadas se torna muito complicado. Por isso, nosso processo de descarte passa por etapas que eliminam a possibilidade de contaminações ambientais.

Descarte de Lâmpadas Witzler

História da Witzler e Lâmpadas fluorescentes

Os materiais eletrônicos, como notebooks, computadores, celulares, televisores,  e outros eletrodomésticos possuem componentes químicos, muitos deles derivados do mercúrio, cádmio e chumbo que se destinados a locais irregulares e expostos ao sol e a chuva, liberam partículas que podem contaminar o solo. Para evitar essa contaminação, separamos, transportamos e armazenamos corretamente esses materiais.

Nós trabalhamos também com a destinação correta de pilhas e baterias. Na composição desses materiais são encontrados componentes de cádmio, chumbo, níquel e mercúrio, que são extremamente perigosos e podem causar mutações genéticas e doenças gravíssimas como o câncer.

 Oferecemos também aos nossos clientes o coprocessamento. Ao realizar esse processo, damos destino adequado para embalagens contaminadas, plásticos, tinta e resíduos oleosos. Materiais como esses, se destinados incorretamente, poluem os rios e a vegetação e contaminam pessoas e animais.

Para a segurança e comodidade das empresas, nós também realizamos a incineração de resíduos e a descaracterização de materiais. Por saber a importância da confiabilidade no descarte de uniformes, arquivos e documentos, garantimos a proteção da imagem empresarial de nossos clientes no descarte desse tipo de lixo.

Proteção do que é descartado

Os resíduos são triturados e descartados. Há a garantia e proteção da imagem dos resíduos dos clientes.

Tratamento de resíduos eletrônicos

Coleta e tratamento de resíduos eletrônicos

Nós engenheiros especializados da Witzler Soluções Ambientais, levamos atendimento personalizado para hospitais, prefeituras, shoppings, condomínios residenciais, usinas sucroalcooleiras, escolas, universidades, frigoríficos e indústrias em geral e possuímos infraestrutura adequada para armazenamento, central de transbordo, transporte e coleta de materiais perigosos levando às empresas praticidade aliada à segurança.

NÓS CUIDAMOS DO MEIO AMBIENTE

Através de ações sustentáveis e da praticidade das nossas soluções ambientais cuidamos do meio ambiente reconhecendo a importância do desenvolvimento econômico das empresas.

Estamos preparados para enfrentar os desafios causados pelo grande volume de lixo atualmente gerado. Sem agredir o meio ambiente, usamos os recursos tecnológicos de forma inteligente a um preço acessível para todos os tipos de negócio.

No primeiro trimestre do ano de 2017, evitamos que mais de 180.000 lâmpadas fluorescentes fossem enviadas para aterros ou jogadas nas ruas e em lixos comuns e tratamos mais de 10.000 kg de resíduos eletrônicos que se fossem destinados incorretamente, causariam grandes danos ao meio ambiente e as pessoas.

 

Descarte de resíduos

A sustentabilidade é uma prática viável para todos. A Witzler Soluções Ambientais ajuda o seu negócio a cuidar do futuro do planeta. Para saber mais, entre em contato conosco.

CONTATE A WITZLER SOLUÇÕES AMBIENTAIS

Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III
17064864 Bauru

(14) 3223-8722

Site: http://www.witzlerrecicla.com.br/

Facebook:https://www.facebook.com/wrecicla/

by Fabrício Previatto Gimenes Fabrício Previatto Gimenes Nenhum comentário

Os REEE no Brasil e no mundo

Equipamentos eletroeletrônicos já são parte indispensável de nossas vidas. O computador, o smartphone, a geladeira, a televisão… É praticamente impossível imaginar uma realidade onde eles não estejam presentes. Os benefícios que eles trazem para nosso dia a dia é inquestionável, assim como também é o impacto ambiental que esses equipamentos podem causar na hora de descartar. Trocados com cada vez mais velocidade, os resíduos desses equipamentos (REEE) precisam de tratamento adequado.

Leia mais

by Fabrício Previatto Gimenes Fabrício Previatto Gimenes Nenhum comentário

O pequeno gerador de resíduos: soluções para PME

Toda empresa gera algum tipo de resíduo. Mas toda empresa sabe o que fazer com ele? E quando ela sabe, ela consegue executar o procedimento adequado? Muitas são as barreiras que as empresas precisam enfrentar no Brasil para cumprir a legislação e as orientações relativas ao descarte de resíduos. Porém a história torna-se mais difícil quando estamos falando do pequeno gerador de resíduos. Ou seja, quando estamos falando das PMEs.

Leia mais

by Fabrício Previatto Gimenes Fabrício Previatto Gimenes Nenhum comentário

Reciclagem: você conhece, mas você pratica?

A reciclagem é uma das práticas sustentáveis mais conhecidas pelas pessoas. Em algum momento de sua vida todos já tiveram contato com o termo: na escola, nas embalagens dos seus produtos, no jornal… Mas será que quem conhece também pratica? O Brasil é líder mundial em reciclagem de alumínio, passando de 98%, mas não recicla nem 10% do total dos resíduos que gera. Nós já temos o potencial para alcançar sucesso nessa prática, mas como transformar em realidade?

Leia mais

by Fabrício Previatto Gimenes Fabrício Previatto Gimenes Nenhum comentário

O desafio global dos resíduos sólidos

O Banco Mundial liberou um estudo atualizado em 2012 sobre a geração de resíduos sólidos urbanos (What a Waste). A projeção aponta para um crescimento de 70% na geração de lixo no mundo, sendo a maior parcela de crescimento sob responsabilidade dos países emergentes, como o Brasil. O estudo prevê um crescimento de 1.3 bilhões de toneladas por ano para 2.2 bilhões de toneladas por ano. Esse crescimento reflete em um aumento nos custos globais de $205 bilhões para $375 bilhões de dólares. A transformação para melhorar essas estimativas precisa começar hoje.

Leia mais

by Fabrício Previatto Gimenes Fabrício Previatto Gimenes Nenhum comentário

Destinação de Resíduos

O que é destinação de resíduos? Eles fazem parte do cotidiano de todas as pessoas, empresas e países. Toda atividade realizada consome algum tipo de recurso e gera alguma forma de resíduo depois de concluída, desde escovar os dentes até a fabricação de um avião. O desafio é justamente o que fazer com eles, para onde devem ser enviados? Quais processos devem ser aplicados? Eles são gerados em ritmo acelerado e é muito importante saber quais opções existem para lidar com esse desafio.

Leia mais

Top