Cooperativas e reciclagem: Entenda mais!

by Victor

Cooperativas e reciclagem: Entenda mais!

by Victor

by Victor

As cooperativas exercem um trabalho muito importante com os resíduos sólidos e contribuem para o aumento da reciclagem de uma série de materiais.

O que é uma cooperativa?

De acordo com o Sebrae, uma cooperativa é uma associação autônoma formada por pessoas que se unem de forma voluntária. Essa associação pode buscar satisfazer necessidades econômicas, culturais e sociais. As cooperativas são de propriedade coletiva e devem ser geridas de forma democrática, ou seja, respeitando a opinião de todos seus membros.

 

Fonte da imagem: Site Mais mulher 360 http://movimentomulher360.com.br/2016/06/pepsico-empodera-mulheres-cooperativas-reciclagem/

Como mostra o Sebrae:

Uma cooperativa pode adotar qualquer gênero de serviço, operação ou atividade desde que o objetivo seja sempre o de eliminar intermediários, baratear custos e diminuir preços por meio da racionalização e da produção em grande escala.

Existem vários tipos de cooperativas e nesse texto iremos falar das que possuem foco na reciclagem. As cooperativas de reciclagem contribuem para a geração de empregos e colaboram para a valorização do trabalho das pessoas que lidam diretamente com os resíduos sólidos.

 

Cooperativas e a reciclagem

As cooperativas além de organizar os catadores e pessoas que trabalham com resíduos sólidos, retiram do meio ambiente muitos materiais que, se jogados em aterros ou lixões, prejudicam as pessoas e a natureza.

Esse tipo de organização amplia os postos de trabalho e gera renda para muitas pessoas. Além dos benefícios econômicos e sociais, as cooperativas contribuem para a reciclagem e para a diminuição do impacto ambiental causado pelo consumo.

As cooperativas atuam em várias etapas, como:

Coleta: As pessoas que compõem as cooperativas contribuem com a limpeza pública, coletando materiais, como plástico, metal, papel, vidro etc.

Triagem: Auxílio na separação dos materiais que, na maioria das vezes, chegam todos juntos da coleta.

Prensa e destinação: Os materiais são prensados e destinados para empresas especializadas em reciclagem.

Apesar dos benefícios, o trabalho das cooperativas depende da conscientização ambiental da sociedade. Esta que poderia ajudar ainda mais se as pessoas e organizações começassem a separar e destinar o lixo corretamente.

 

Benefícios da reciclagem

A reciclagem reduz o impacto ambiental da produção de novos produtos, diminui a retirada de matéria-prima da natureza, gera economia e dá novas utilidades para materiais que iriam para o lixo.

A reciclagem possui vários benefícios e é um processo bem mais simples do que parece. Você pode contribuir com a reciclagem e com o trabalho das cooperativas separando o lixo em sua casa ou empresa, pois atitudes como essa, ajudam o trabalho de catadores e contribuem para que a reciclagem aconteça. Você pode também:

  • Separar as garrafas pet e outros plásticos, papel, papelão e vidro em sua casa;
  • Não misturar o lixo orgânico com os demais materiais (isso inviabiliza a reciclagem);
  • Contribuir para a coleta seletiva de seu bairro;
  • Não misturar resíduos perigosos (lâmpadas, pilhas, baterias etc) ao lixo comum.

Ficou com dúvidas? Quer saber mais sobre as cooperativas e a reciclagem? Entre em contato conosco!

cooperativas e reciclagem

 

Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 – TEL: 34 3226 8772

Tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial II. – TEL: (14) 3223-8722

Facebook

Instagram

 

 

Top