Empresas de pequeno porte e a reciclagem

by Victor

Empresas de pequeno porte e a reciclagem

by Victor

by Victor

As empresas de pequeno porte estão crescendo cada vez mais e seus números refletem positivamente na economia brasileira. Mas, não é só na economia que o crescimento desse tipo de empresa gera impactos.

As empresas de pequeno porte, assim como as de grande, produzem resíduos.  Os resíduos empresariais fazem parte do dia a dia de muitas organizações e eles precisam de cuidados para não se tornarem um problema para as pessoas e para o meio ambiente.

Empresas de pequeno porte

Resíduos de empresas de pequeno porte triturados e prontos para serem reciclados.

Quais as responsabilidades das empresas de pequeno porte com seus resíduos?

A partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), as empresas, independente de seu porte, passaram a ser responsabilizadas pela destinação de seus resíduos.  A PNRS incentiva à reciclagem, a reutilização dos resíduos sólidos e traz o conceito de Responsabilidade compartilhada.

 O que é a Responsabilidade compartilhada?

Na responsabilidade compartilhada, a lei institui a responsabilidade dos geradores de resíduo, sejam eles fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, do cidadão e das empresas sobre os seus resíduos sólidos. Por meio dela, o gerador é responsável por todo processo do resíduo.

Com ela, as empresas de pequeno porte não são isentas e também precisam buscar pela destinação correta de seus resíduos!

Atenção!

Se o resíduo de uma empresa for jogado em lugar inapropriado, por culpa dela ou de terceiros, a empresa sofre penalidades.

Há muitos casos em organizações são penalizadas por conta de resíduos destinados incorretamente conterem sua logomarca.

 

Como começar a reciclar?

Confira algumas dicas:

  • Para implementar a  reciclagem em sua empresa, você deve se planejar. Pense bem no tipo de lixo que seu negócio produz e veja se consegue identificar o que é reciclável e o que não é.
  • Depois de identificar o tipo de resíduo que sua empresa produz, é importante que você planeje como armazená-lo antes de buscar pelo descarte correto. O ideal é que você separe recicláveis e não recicláveis em embalagens diferentes e tenha uma atenção ainda maior  com os resíduos contaminantes e perigosos.
  • Procure embalagens resistentes e adequadas para cada material.
  • Os resíduos devem ser dispostos em locais que tenho baixo fluxo de pessoas.
  • Após realizar as etapas anteriores, entre em contato com a prefeitura de sua cidade para ver se ela pode te ajudar no descarte de resíduos mais simples, como os orgânicos.
  • Busque por empresas especializadas em gestão ambiental, gestão de resíduos ou reciclagem.  Essas empresas podem te ajudar com os resíduos recicláveis e principalmente, com os resíduos perigosos.
  • Fique atento nas licenças e certificações que a empresa escolhida possui e se ela apresenta processos confiáveis de descarte.

 empresas de pequeno porte

Não deixe que os resíduos se tornem um problema para sua empresa! Com a gente, é simples ser sustentável!

Entre em contato e saiba mais!

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 –  Telefone: (34) 3226 8772.

*Unidade de tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864. – Telefone: (14) 3223-8722

Facebook

Instagram

 

Top