Lixo orgânico: Possibilidades de descarte

by Victor

Lixo orgânico: Possibilidades de descarte

by Victor

by Victor

Lixo orgânico: O que é?

Lixo orgânico é o nome dado aos resíduos provenientes de seres vivos que podem ser originários de animais ou vegetais.

O lixo orgânico é composto por sobras de comida, cascas de ovos e frutas, carnes e uma série de outros alimentos e você provavelmente produz resíduos orgânicos todos os dias.

Agora pense em tudo o que você come durante o dia e reflita sobre a forma que você destina o resto de seus alimentos.

lixo orgânico

Lixo orgânico Créditos da imagem: Site “O imparcial”

No Brasil, 39% das pessoas não fazem nenhuma separação do lixo em casa e 11% nunca ouviram falar em resíduo orgânico. Esses dados preocupantes resultam de uma pesquisa realizada pelo Ibope feita por encomenda da cervejaria Ambev em Maio de 2018.

Pelo lixo orgânico ser produzido com grande frequência, muitas pessoas acreditam que ele pode ser descartado em lixões comuns e aterros sem problemas para o meio ambiente. Contudo, não é simples assim. O descarte incorreto desse tipo de material prejudica a natureza e a saúde das pessoas.

Os resíduos orgânicos precisam ser tratados com cuidado e destinados corretamente. Caso contrário, o descarte incorreto pode ocasionar o mau cheiro, desenvolvimento de bactérias e fungos, aparecimento de ratos e insetos, surgimento de doenças e a contaminação do solo e da água.

O que fazer para descartar corretamente o lixo orgânico?

Uma das alternativas para o descarte de resíduos orgânicos é a compostagem.

A compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica. Ela pode ser considerada um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Ela acontece por meio de um processo natural, em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis por degradar a matéria orgânica.

A prática da compostagem não é algo novo, há muito tempo agricultores utilizam esse método para transformar o lixo orgânico em adubo. Com a compostagem, além de evitar a poluição e gerar renda, a matéria orgânica volta a ser utilizada de forma útil.

 

Como a compostagem acontece?

A compostagem é realizada com o uso dos próprios microrganismos presentes nos resíduos, em condições propícias de temperatura, aeração e umidade. O tratamento de resíduos orgânicos é realizado pela atividade de microrganismos aeróbios presentes nos resíduos.

A decomposição da matéria orgânica envolve processos físicos e químicos. De acordo com o site Recicloteca,

“Os processos físicos são realizados por invertebrados como ácaros, centopéias, besouros, minhocas, lesmas e caracóis que transformam os resíduos em pequenas partículas. Já os processos químicos, incluem a ação de bactérias, fungos e alguns protozoários. Eles degradam os resíduos orgânicos em partículas menores, dióxido de carbono e água”.

Tenha uma composteira em casa!

Você pode transformar os restos da sua cozinha em adubo. Parece complicado, né? Mas é mais simples do que você imagina! Com a ajuda de uma composteira, você pode “reciclar” o lixo orgânico, sem ocupar muito espaço e sem cheiro forte.

Você pode fazer sua composteira (veja as dicas no site M de Mulher) ou comprar uma já pronta em lojas físicas ou na internet!

Veja como é fácil reciclar seus resíduos orgânicos em casa: https://www.youtube.com/watch?v=gBCou0CBuVk

A compostagem é uma alternativa ambientalmente correta, segura e definitiva, que contribui e atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os aterros e lixões não são a única opção! A gestão correta de resíduos oferece infinitas possibilidades para quem busca descartar seus materiais de forma consciente! A Witzler incentiva a compostagem como uma solução ambiental sustentável!

Lixo orgânico

Entre em contato conosco e conheça todas as possibilidades de destinação correte de lixo orgânico que podem se adequar ao seu negócio!

Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864 – Bauru/SP.

(14) 3223-8722

Facebook

Instagram

 

 

 

 

 

 

 

Top