3 R’s da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar

by Alana Gomes

3 R’s da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar

by Alana Gomes

by Alana Gomes

Os 3 R’s da sustentabilidade correspondem à ações que tornam a relação entre as pessoas e o meio ambiente muito mais harmônica. Eles são muito importantes, pois indicam algumas práticas que todos podem realizar para diminuir o volume de lixo gerado e preservar os recursos naturais.

O que significa os 3 R’s?

Os 3 R’s da sustentabilidade significam: reduzir, reutilizar e reciclar. Essas 3 palavras são capazes de construir um caminho mais fácil para chegar à sustentabilidade. Confira o que significa cada uma delas!

3 R's

Reduzir

Como aponta o Ministério do Meio Ambiente, reduzir significa consumir menor quantidade de produtos e preferir aqueles que oferecem menor potencial de geração de resíduos, ou seja, que seu processo produtivo ou embalagens afetem menos o meio ambiente.

Você pode contribuir com esse R diminuindo a quantidade de lixo que gera, sendo menos consumista, comprando produtos que realmente vai utilizar e evitando acumular objetos. Você pode também:

  • Deixar de utilizar sacolas plásticas nos supermercados e optar por sacolas de pano e retornáveis;
  • Deixar de utilizar  copos plásticos e preferir materiais reutilizáveis;
  • Consertar objetos e roupas ao invés de jogá-los fora ou comprar novos.

Reutilizar

Reutilizar é usar novamente algo que iria para o lixo. Com essa prática, é evitado que mais lixo seja produzido ou que um novo produto seja comprado.

Você pode contribuir com esse R utilizando mais de uma vez alguns produtos e aumentando a vida útil dos objetos que compra. Você pode também:

  • Utilizar novamente embalagens, como as potes de sorvete, copos de requeijão e garrafas de refrigerante;
  • Utilizar a água que sobra da lavagem de roupas para lavar o chão;
  • Guardar o óleo que utiliza para fritar alimentos para fabricar sabão;
  • Utilizar materiais recicláveis para produzir objetos de decoração.

Reciclar

A reciclagem reduz o impacto ambiental da produção de novos produtos, diminui a retirada de matéria-prima da natureza, gera economia e dá novas utilidades para materiais que iriam para o lixo.

A reciclagem possui vários benefícios e é um processo bem mais simples do que parece. Você pode contribuir com esse R separando o lixo em sua casa ou empresa, pois atitudes como essa, ajudam o trabalho de catadores e contribuem para que a reciclagem aconteça. Você pode também:

  • Separar as garrafas pet e outros plásticos, papel, papelão e vidro em sua casa;
  • Não misturar o lixo orgânico com os demais materiais (isso inviabiliza a reciclagem);
  • Contribuir para a coleta seletiva de seu bairro;
  • Não misturar resíduos perigosos (lâmpadas, pilhas, baterias etc) ao lixo comum.

Curiosidade!

O instituto Akatu propõe a inclusão de mais um R, o repensar. Para o instituto, repensar é refletir sobre os seus atos de consumo e os impactos que eles provocam na sociedade e no meio ambiente.

 3 R’s

 

A Witzler Recicla apoia e busca, todos os dias, colocar em prática os 3 R’s! Faça isso você também! Se precisar de ajuda, pode contar conosco!

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 – Telefone: (34) 3226 8772.
*Unidade de tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864. – Telefone: (14) 3223-8722

Facebook
Instagram

Top