Por que escolher o transporte correto de resíduos?

by Alana Gomes

Por que escolher o transporte correto de resíduos?

by Alana Gomes

by Alana Gomes

O transporte é uma parte muito importante na gestão ambientalmente correta de resíduos. Essa etapa requer cuidados específicos, pois muitos dos materiais que são transportados são perigosos e com altas concentrações de poluentes.

 

Transporte de resíduos

Veículo utilizado para o transporte correto de resíduos pela Witzler

Quais são os resíduos perigosos?

Os resíduos perigosos são divididos em:

Classe I

São os resíduos que em função de suas propriedades físico-químicas e infectocontagiosas podem apresentar risco à saúde pública e ao meio ambiente.

Alguns exemplos de resíduos classe I: borra de tinta, latas de tinta, óleos minerais e lubrificantes, resíduos com thinner, serragem contaminadas com óleo, graxas ou produtos químicos, EPI’s contaminadas (luvas e botas de couro), estopas, borra de chumbo, lodo da rampa de lavagem, lona de freio, filtro de ar, pastilhas de freio, lodo gerado no corte, filtros de óleo, papéis e plásticos contaminados com graxa/óleo e varreduras etc.

Classe II:

Já os resíduos classe II, são divididos em A e B, são aqueles que não se enquadram na classificação de resíduos Classe I. Podem apresentar uma das propriedades: combustibilidade, biodegrabilidade ou solubilidade em água.

Também são resíduos perigosos:

  • Material hospitalar (agulhas, seringas, gazes usadas);
  • Produtos químicos;
  • Produtos radioativos;
  • Lâmpadas fluorescentes (são perigosas porque contém mercúrio em sua composição);
  • Pilhas e baterias.

Legislação para o transporte

No estado de São Paulo, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), possui exigências para o acondicionamento e armazenamento adequado de alguns materiais. Há também as normas da ABNT 13221 – Transporte Terrestre de Resíduos –  e o CADRI – Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental – que regulamentam tais práticas.

Por apresentarem riscos à saúde das pessoas e contaminarem o meio ambiente, há uma série de especificações que tanto os veículos quanto os motoristas que transportam os resíduos perigosos precisam cumprir.

No transporte correto, do que o veículo precisa?

  • Deve atender à legislação ambiental específica (federal, estadual ou municipal) e estar em bom estado de conservação. Desse modo, não permitirá o vazamento de resíduos durante o transporte.
  • Possuir licença especifica concedida pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre).
  • Possuir o CIV (Certificado de Inspeção Veicular) e o CIPP (Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos). Os dois certificados são fornecidos mediante inspeção do INMETRO.
  • Estar equipado com kit de emergência. Esse kit deve conter objetos como pá, cone de emergência, faixa de sinalização, entre outros.
  • Ser identificado com rótulos de risco. Esses rótulos são placas luminosas que colocadas ao redor do veículo, servem para identificar o tipo de resíduo.  Os rótulos são muito importantes pois, em caso de acidentes, indicam de forma facilitada qual o resíduo é transportado.
  • Os caminhões devem possuir tacógrafo e extintores de incêndio específicos para cada tipo de resíduo transportado.
Transporte de resíduos

Equipamentos de segurança que contribuem para o transporte seguro

Transporte de resíduos

Placa de sinalização que contribui para o transporte correto de resíduos

No transporte correto, o que o motorista precisa?

  • Possuir curso de MOPP (Certificado de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos) fornecido pelo SEST/SENAT.
  • Portar sempre a ficha de emergência em cada viagem. Essa ficha, contém informações sobre o tipo de resíduo e os procedimentos que devem ser realizados em caso de emergência.
  • Estar preparado para agir em situações de emergência e estar apto para entrar em contato com os serviços de ajuda (polícia, corpo de bombeiros, defesa civil etc).

Evite dores de cabeça! Escolha transportar seus resíduos com segurança!

No transporte correto, tudo é controlado! As leis e políticas vigentes regulam o trabalho de empresas como a Witzler.

Por isso, quando precisar transportar os resíduos de seu estabelecimento, fique atento aos certificados que a empresa possui e se todos seus processos são regulamentados por instituições sérias.

Witzler  Recicla leva o transporte correto ao seu alcance. Entre em contato  para saber mais!

transporte

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 –  Telefone: (34) 3226 8772.

*Unidade de tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864. – Telefone: (14) 3223-8722

Facebook

Instagram

Top