Como descartar embalagens longa vida?

by Alana Gomes

Como descartar embalagens longa vida?

by Alana Gomes

by Alana Gomes

As embalagens longa vida, também conhecidas como cartonadas, são produzidas a partir de três materiais: plástico, papel e alumínio. Elas são utilizadas para armazenar leites, comidas prontas, ração animal, sucos, água de coco e uma série de outros produtos.

longa vida

Fonte: Mundo educação

As embalagens longa vida, por conta de sua composição, acondicionam melhor os alimentos de forma a preservá-los, evitando o uso excessivo de conservantes e permitindo que eles sejam transportados por longas distâncias sem refrigeração.

Esse tipo de embalagem foi inventada por Ruben Rausing, que estava em busca de uma embalagem que economizassem mais do que custam. A Suécia, em 1952, foi o primeiro país a comercializar as embalagens.

O Brasil começou em 1957 a fazer uso de embalagens cartonadas e aos poucos elas foram popularizando-se no território por conta de sua praticidade, segurança no armazenamento e economia.

As embalagens longa vida são recicláveis?

Por ser composta por plástico, papel e alumínio, que são materiais recicláveis, as embalagens longa vida são recicláveis também.

No site da UFRGS, Rafael Batista, professor e pesquisador na área de Saneamento Ambiental indica:

Para que estas embalagens longa vida possam realmente ser recicladas e retornarem aos nossos lares na forma de outros produtos, é importante que todas as pessoas saibam que estas “caixinhas” são recicláveis e que devem ser destinadas para a coleta seletiva. Ah! E se você se deparar com aquelas lixeiras coloridas: verde, amarela, azul, vermelha, marrom e cinza? Realmente nenhuma delas será a lixeira própria das embalagens longa vida, mas daí fica a minha dica: pode jogar esta embalagem na lixeira azul! E, por que na azul? Como a lixeira azul serve para receber os resíduos de papel e como as embalagens longa vida tem 1 (uma) parte de alumínio, para 4 (quatro) partes de plástico, para 15 (quinze) partes de papel é mais apropriado então salvar a maior parte de papel da embalagem!

Ainda, omo ressalta o site Separe. Não pare.  há alguns anos, a reciclagem desse tipo de embalagem não era possível. Mas graças a investimentos no setor de reciclagem e ambiental, hoje todas as partes da embalagem podem ser separadas e reaproveitadas por completo.

Dicas para o descarte:

  •  Não misture embalagens longa vida com lixo orgânico;
  • Amasse as embalagens para otimizar o espaço no lixo;
  • Descarte no lixo reciclável ou na lixeira destinada ao papel;
  • Fique atento à coleta seletiva de seu bairro.

A reciclagem dessas embalagens começa em nossas casas junto a separação correta do lixo. A separação e destinação correta das embalagens longa vida contribui para a diminuição de recursos, ajuda na preservação ambiental e facilita a reciclagem.

Se você possui uma empresa e gera grande volume de embalagens longa vida, entre em contato conosco! Podemos te ajudar a ser mais sustentável!

óleo de cozinha

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 –  Telefone: (34) 3226 8772.

*Unidade de tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864. – Telefone: (14) 3223-8722

Facebook

Instagram

 

Top