Descarte de óleo de cozinha: Como fazer?

by Alana Gomes

Descarte de óleo de cozinha: Como fazer?

by Alana Gomes

by Alana Gomes

Você já parou para pensar na quantidade de óleo de cozinha que utiliza? A maioria das pessoas faz uso do óleo na hora de fritar alimentos, para dar um gostinho a mais em alguns pratos e para fazer pães e doces. Contudo, o óleo de cozinha depois de utilizado, não pode ir para a pia ou para o lixo comum.

óleo de cozinha

Créditos da imagem: http://www.brasil.gov.br

Por que não jogar o óleo de cozinha na pia ou no lixo?

Os óleos são ricos em lipídeos e por isso, são insolúveis em água. Por conta disso, se essa substância for jogada em pias, ralos, bueiros, privadas etc.,  provavelmente acontecerá um acúmulo de moléculas de gordura e isso provocará o entupimento dos encanamentos. Quando isso acontece, é necessário um processo trabalhoso e, muitas vezes caro, para limpar os encanamentos e possibilitar que a água volte a passar normalmente por eles.

Já no lixo comum, não se pode descartar o óleo de cozinha, pois além de sujar os outros resíduos e inviabilizar a reciclagem, a presença de óleo atrai animais e pode facilitar na proliferação de doenças.

O óleo, quando descartado corretamente, pode ser utilizado na produção de biodiesel. Além disso,  sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro podem ser produzidos com o óleo reutilizado. A reutilização desse material, gera novos produtos, economiza matéria-prima e evita que mais litros de óleo sejam despejados no meio ambiente de maneira incorreta.

E Agora? Onde descartar?

Quando precisar se desfazer do óleo de cozinha usado, tenha alguns cuidados! Para facilitar a destinação correta, você pode armazená-lo em uma garrafa PET. O armazenamento desse material é facilitado quando utilizamos um funil para facilitar a entrada do óleo na garrafa.

É importante também certificar-se de que as garrafas estão bem fechadas e não estão ao alcance de animais e crianças.

Após esses simples passos, procure por empresas especializadas na gestão de resíduos, ONGs, pontos de coleta ou empresas que recebem e destinam corretamente esse tipo de material.

Descarte correto em Bauru

Bauru possui alguns ecopontos, que são locais mantidos pela secretaria do Meio Ambiente. Confira os endereços:

1 – Geisel/Redentor – Rua Noé Onofre Teixeira com Gumercindo da Cruz, no Jardim Redentor,
2 – Centro – Rua Sorocabana, quadra 1;
3 – Núcleo Habitação Mary Dota- Rua Américo Finazzi, quadra 04, no Nobuji Nagazawa;
4 – Pousada I- Rua 41, quadra 1;
5 – Edson Francisco da Silva – Rua Dulce Carrijo, quadra 4;
6 – Parque Viaduto – Rua Bernardino De Campos, quadra 28.
7 – Parque Bauru – Avenida Jorge Schneyder Filho esquina com José Ursulini.
O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Importante saber!

Há também a opção de entregar o óleo de cozinha, armazenado em garrafas PET de 2 litros, em qualquer unidade do Confiança Supermercados. De acordo com a empresa, todo óleo recolhido é transformado em Biodiesel. E para cada quatro litros de óleo de fritura usado (em duas garrafas PET de dois litros), o cliente recebe uma garrafa de óleo de soja novinho (900 ml).

 

Se você possui uma empresa e produz grande quantidade de óleo de cozinha e outros resíduos, entre em contato conosco!

óleo de cozinha

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 –  Telefone: (34) 3226 8772.

*Unidade de tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864. – Telefone: (14) 3223-8722

Facebook

Instagram

Top