Descarte de vidro: Como fazer?

by Alana Gomes

Descarte de vidro: Como fazer?

by Alana Gomes

by Alana Gomes

O descarte de vidro é um tema mais simples do que parece. Contudo, muitas pessoas ainda possuem dúvidas e não sabem como destinar corretamente esse tipo de material. Por isso, nós, da Witzler recicla, vamos dar algumas dicas!

Grande parte dos materiais feitos com vidro é reciclável. Por conta disso, jogá-los no lixo comum ou destiná-los para aterros não é uma boa alternativa.

Descarte de vidro

Vidro triturado pela Witzler Recicla

A reciclagem do vidro é uma ótima maneira de preservar o meio ambiente e ela ocorre geralmente em três etapas. A primeira etapa é a coleta, em que o vidro é recolhido e levado para empresas especializadas e centros de reciclagem.

Na segunda etapa, o vidro é separado por cores e tipos. Nessa etapa, é muito importante eliminar vidros especiais e todos os outros materiais que podem inviabilizar a reciclagem.

Na última etapa, o vidro é lavado e triturado e se torna matéria-prima para empresas e é capaz de ser reutilizado, gerando novos objetos.

Separar materiais recicláveis, como alguns tipos de vidro, permite que o processo da reciclagem aconteça, facilita o trabalho de empresas especializadas na gestão correta de resíduos e contribui para a sustentabilidade e preservação ambiental.

Vidro triturado pela Witzler Recicla

Confira algumas dicas para facilitar o descarte de vidros!

  • Procure deixar os vidros limpos e secos;
  • Se puder, retire os rótulos e tampas dos objetos, pois isso facilita a reciclagem;
  • Separe o vidro dos outros materiais (plástico, metal, orgânicos etc);
  • Tenha cuidado com objetos de vidro. Procure colocá-los em caixas de papelão e sinalizar que há vidro na embalagem. Atos simples como esses facilitam a reciclagem e garantem maior segurança às pessoas que lidam diretamente com a coleta.
  • Não deixe os vidros armazenados em locais úmidos. Cuidado com a água parada em recipientes!
  • Se sua empresa gera grande volume de vidro, procure empresas especializadas em gestão de resíduos. Fique atento às leis ambientais e a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Fique atento: Garrafas, potes de conservas, frascos em geral, copos e vidros de janelas são recicláveis.

Descarte de vidro e a geração de novos produtos

Com o descarte correto, o vidro pode ser reutilizado na geração de novos produtos.

Como aponta o site Setor da Reciclagem:

Além de frascos e garrafas, o vidro reciclado também é usado na indústria de fibra de vidro. Ou seja, se você jogou no lixo comum, sua garrafa vai ficar milhares de anos decompondo em um aterro sanitário ou no fundo do mar. Mas se você destinou corretamente, sua garrafa pode voltar ao ciclo de vida como uma prancha de surfe, partes da carroceria de um automóvel, capacetes e até aviões.

Além de gerar novos produtos, economizar matéria-prima e reduzir o uso de recursos naturais, o descarte correto de vidro pode virar artesanato.

Confira no site Revista Artesanato 20 ideias fáceis e criativas de artesanato em vidro.

Viu só quanta coisa legal pode ser feita e como o meio ambiente é beneficiado com o descarte correto do vidro?

A Witzler Recicla ajuda você a descartar o vidro corretamente e possui uma série de soluções para empresas e grandes geradores de resíduos!

Anhanguera

Possui uma empresa e não sabe como fazer o descarte de vidro? Fale conosco!

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 –  Telefone: (34) 3226 8772.

*Unidade de tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864. – Telefone: (14) 3223-8722

Facebook

Instagram

Top