Conscientização ambiental: A Braskem e o jogo EckoBlocks

by Alana Gomes

Conscientização ambiental: A Braskem e o jogo EckoBlocks

by Alana Gomes

by Alana Gomes

 

A conscientização ambiental é uma peça chave para a busca da sustentabilidade. Muitas empresas adotam esse tipo de prática em suas políticas e planejam ações concretas para que a conscientização não fique apenas no papel.

Para isso, é interessante a busca por ações educativas que provoquem mudanças no comportamento e gerem atitudes para reduzir, reciclar e reutilizar recursos naturais. Através dessas ações, o respeito pelo meio ambiente e a utilização de recursos naturais de maneira mais consciente são colocados em evidência. Com isso, há uma maior integração entre a natureza, sociedade e empresas.

Um exemplo de empresa que está promovendo a conscientização ambiental de uma forma lúdica e divertida é a Braskem.

conscientização ambiental

Logotipo da Braskem

 

A Braskem é a maior fabricante de plástico virgem do Brasil e está presente em diversos países, como nos Estados Unidos, no México e na Alemanha. A empresa química e petroquímica brasileira se destaca por ser a líder mundial na produção de biopolímeros e a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas.

A Braskem utiliza a tecnologia e a inovação para alcançar o desenvolvimento sustentável.  Além disso, a empresa afirma que seu propósito é melhorar a vida das pessoas criando as soluções sustentáveis da química e do plástico e busca ser a líder mundial da química sustentável.

Para cumprir com seus princípios e concretizar sua busca pela consciência ambiental, em Outubro, em parceria com a PICPlast e a ABIPLAST, a Braskem disponibilizou para os filhos de seus colaboradores o jogo EckoBlocks.

A conscientização ambiental e o mundo dos games

O EckoBlocks é uma importante iniciativa em prol da conscientização da sociedade em relação à importância da reciclagem. De acordo com o site da PicPlast:

game, que pode ser acessado por celular ou tablet, é voltado para crianças de 6 a 11 anos. Ele visa despertar a consciência ambiental através da diversão. Assim, proporcionando uma experiência lúdica sobre reciclagem e o desenvolvimento de uma cidade sustentável”.

Há um ano (dia das crianças de 2017), as primeiras ideias de desenvolvimento do jogo foram obtidas após a realização de um evento com o público-alvo. Com isso, uma oficina com crianças de até 12 anos, que estavam participando do Dia das Crianças na Braskem, foi realizada. Nela, as crianças deixaram a criatividade fluir e criaram personagens e desenvolveram a narrativa do jogo.

Logotipo do jogo EckoBlocks Créditos da imagem: PICPlast

As crianças foram ouvidas em todas as etapas de elaboração do jogo e o EckoBlocks foi inspirado no  game de sucesso Minecraft. Após essa primeira oficina com seu público-alvo, o projeto ganhou melhorias e o jogo completo foi desenvolvido ao longo dos últimos 12 meses.

Próximo ao dias das crianças de 2018, o jogo foi apresentados para elas, que receberam o game com animação.

Fernanda Martinez, responsável pela Governança Corporativa, apontou que:

“Essa iniciativa é sensacional e extremamente importante. Ela desperta nas crianças o interesse sobre a reciclagem e traz conhecimento sobre a realidade do mundo em que vivem”.

Crianças interagindo com o jogo EckoBlocks Créditos da imagem: PICPlast

A Braskem buscava que o EckoBlocks fosse uma alternativa para a conscientização ambiental divertida e, ao mesmo tempo, educativa. Após a apresentação do jogo, foi perceptível que crianças e adultos gostaram da ideia e ficaram empolgados com a nova possibilidade de diversão e aprendizado.

Imporante:

O EckoBlocks estará disponível gratuitamente  a partir do dia 29/10.  Você pode encontrá-lo em lojas de aplicativos para aparelhos com sistemas iOS ou Android. Acesse: http://www.picplast.com.br/jogo-eckoblocks .

conscientização ambiental

Viu só como a conscientização ambiental pode ser feita de uma diferente e criativa?

A Witzler apoia atos como esse, que visam conscientizar as pessoas sobre a importância da sustentabilidade. Fique atento que todo mês traremos um caso de empresa que está aliando conscientização ambiental às suas práticas!

Quer deixar transformar sua empresa em um negócio mais sustentável? Possui dúvidas sobre a conscientização ambiental?

Fale com a gente!

Com a Witzler, é simples ser sustentável!

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 –  Telefone: (34) 3226 8772.

*Unidade de tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864. – Telefone: (14) 3223-8722

Facebook

Instagram

 

 

 

 

 

Top