Lixo em Bauru: Aprovada a lei de grandes geradores

by Alana Gomes

Lixo em Bauru: Aprovada a lei de grandes geradores

by Alana Gomes

by Alana Gomes

A situação do lixo em Bauru pode mudar! Você, empresário e gerador de grande volume de resíduos, fique atento!

Empresas de Bauru que produzem acima de 200 litros de lixo por dia deverão contratar o transporte e destinação dos resíduos sólidos

No início do mês de Setembro, a Câmara Municipal de Bauru aprovou, em Primeira Discussão, um Projeto de Lei que atribui maiores responsabilidades às empresas que geram grandes volumes de lixo.

Nessa lei, as empresas que geram quantidade superior a 200 litros diários de resíduos, que são chamadas de grandes geradores, possuem a responsabilidade sobre o gerenciamento, coleta e destinação desses resíduos.

O Poder Executivo defende que essa nova lei está alinhada e contribui com a efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Foto aérea da cidade de Bauru – Créditos da imagem: Gabriel Cabrera

O que é a Política Nacional de Resíduos Sólidos?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída pela lei nº 12.305/10. Ela possui diretrizes que ajudam o Brasil a enfrentar muitas problemáticas ambientais, principalmente às relacionadas aos resíduos sólidos. Assim, ela responsabiliza o poder público, empresas, consumidores e geradores de resíduos.

A política contém instrumentos importantes para fazer com o que o país avance no patamar da sustentabilidade. A PNRS incentiva à reciclagem e à reutilização dos resíduos sólidos. Além disso, traz o conceito de Responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Quando a situação do lixo em Bauru pode mudar?

De acordo com o JC NET, o próximo passo do projeto será votado em segunda discussão e, se aprovado, vai para a sanção do prefeito, que deverá regulamentar a lei em até seis meses. Após esses trâmites, a prefeitura deixará, a partir do ano que vem, de recolher os resíduos de muitas empresas.

O JC NET ainda indica que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) estima que, das 300 toneladas diárias levadas ao aterro de Piratininga, que é um aterro sanitário privado e não é a alternativa mais indicada de descarte correto, cerca de 100 toneladas são produzidas pelos grandes geradores.

E agora? O que fazer?

Primeiro, as empresas que produzem acima de 200 litros de lixo deverão avisar a prefeitura. Após isso, é indicado procurar  empresas especializadas e responsáveis pelo transporte e destinação dos resíduos sólidos.

Importante saber: o não cumprimento das medidas pode acarretar em multas para as empresas.

 lixo em Bauru

A Witzler oferece completo sistema de transporte, coleta e destinação de resíduos e ajuda a sua empresa a cumprir a lei!

Quer saber mais sobre o lixo em Bauru ou sobre como a nova lei pode afetar seu negócio?  Fale com a gente!

Com a Witzler, é simples ser sustentável!

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 –  Telefone: (34) 3226 8772.

*Unidade de tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864. – Telefone: (14) 3223-8722

Facebook

Instagram

Top