Logística reversa: O que é?

by Alana Gomes

Logística reversa: O que é?

by Alana Gomes

by Alana Gomes

A logística reversa corresponde a um mecanismo que contribui para o desenvolvimento sustentável do planeta, possibilitando a reutilização e a redução no consumo de matérias-primas.

Logística reversa

Fonte: www.segs.com.br/demais/115486-voce-sabe-o-que-e-logistica-reversa

 

A logística reversa foi proposta pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelecida pela lei 12.305 em 02 de agosto de 2010. Ela, em conjunto com a responsabilidade compartilhada e o acordo setorial, compõem os instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

De acordo com o Sinir, a logística reversa é

 Um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

 

E agora? A responsabilidade é de quem?

A logística reversa também responsabiliza empresas e fabricantes, consumidores e municípios para a gestão correta do lixo.  Com ela, todos possuem a responsabilidade de participar da devolução, reciclagem e destinação ambiental apropriada de determinados produtos.

Os fabricantes devem estabelecer pontos específicos para o descarte correto de alguns materiais e orientar o consumidor sobre como fazer isso.

Os consumidores devem separar e descartar o lixo nos locais que foram indicados pelos fabricantes e não no lixo comum.

E por último, os municípios e governos precisam criar mecanismos para conscientizar e educar os consumidores e garantir que as leis ambientais sejam cumpridas.

Um exemplo de setor que necessita dar muita atenção para a logística reversa é o de tecnologia. Os produtores de produtos eletrônicos, como celulares e computadores, necessitam prever como serão realizadas as devoluções, a reciclagem e a destinação ambiental adequada, pensando principalmente em como os produtos poderão retornar ao ciclo produtivo.

Outros produtos em que o processo de logística reversa é aplicado: pneus; pilhas e baterias; embalagens e resíduos de agrotóxicos; lâmpadas fluorescentes, óleos lubrificantes automotivos; peças de eletrodomésticos entre outros.

Benefícios da logística reversa:

  • Contribui com a sustentabilidade e com a reciclagem;
  • Reduz o uso de matérias-primas;
  • Contribui para o reaproveitamento de materiais;
  • Facilita o processo de produção;
  • Contribui para a adoção de tecnologias mais limpas;
  • Gera consumidores mais conscientes;
  • Imagem da empresa passa a ser atrelada ao desenvolvimento sustentável.

Como a logística reversa funciona na Witzler?

A Witzler adota a logística reversa em muitas de suas práticas. Um bom exemplo da aplicação desse instrumento é no descarte de resíduos eletrônicos.

Os aparelhos eletrônicos chegam na Witzler e passam por rigoroso processo de  separação. Neste, componentes de plástico, vidro, metal são separados dos resíduos perigosos (Sim! Há resíduos perigosos em materiais eletrônicos) e cada tipo de resíduo possui uma destinação específica. Alguns vão para a reciclagem e outros passam por processos químicos de descontaminação para que após isso, possam ser transformados em outros materiais e reutilizados.

A Witzler possui profissionais especializados, obedece sérias leis ambientais e oferece certificado de que a logística reversa foi realizada de maneira que não prejudique o meio ambiente.

logística reversa

 

Quer saber mais sobre a logística reversa?  Fale com a gente!

Com a Witzler, é simples ser sustentável!

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 –  Telefone: (34) 3226 8772.

*Unidade de tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864. – Telefone: (14) 3223-8722

Facebook

Instagram

 

 

Top