A importância de separar materiais recicláveis

by Alana Gomes

A importância de separar materiais recicláveis

by Alana Gomes

by Alana Gomes

Separar materiais recicláveis permite que o processo da reciclagem aconteça, facilita o trabalho de empresas especializadas na gestão correta de resíduos e contribui para a sustentabilidade e preservação ambiental.

Contudo, muita gente ainda não sabe como separar corretamente ou negligencia a responsabilidade que possui em relação ao lixo que produz. Por conta disso, no mês de Junho o Ibope realizou uma pesquisa para entender a relação dos brasileiros com o lixo e esse estudo mostrou que boa parte dos brasileiros não realiza a separação do lixo em suas casas e que 39% dos brasileiros não separam o lixo orgânico dos demais resíduos.

 

Separar materiais recicláveis

Materiais misturados que dificultam o processo da reciclagem

Misturar o lixo orgânico com outros materiais, como por exemplo: plástico, alumínio, vidro etc. acarreta em uma série de prejuízos. Mas, devemos lembrar que o lixo orgânico não é o “único vilão” e que não separar outros materiais também dificulta o processo de descarte correto.

Garrafas PET separadas corretamente e condicionadas em sacos plásticos transparentes para facilitar o processo de reciclagem.

É hora de começar a separar os materiais recicláveis!

A reciclagem reduz o impacto ambiental da produção de novos produtos, diminui a retirada de matéria-prima da natureza, gera economia e dá novas utilidades para materiais que iriam para o lixo. Agora que você já sabe os benefícios desse processo, vamos começar a separar materiais recicláveis?

Papéis:  Separe os papéis limpos dos sujos de comida ou outros componentes oleosos.

Preste atenção: papéis e papelão, como caixas de pizza engorduradas ou embalagens de hambúrguer contendo restos não são recicláveis, por isso, não os coloque junto com papéis limpos.

Também não são recicláveis: fotografias, papel celofane, papel plastificado, papel parafinado, papel carbono, papel de fax, papel toalha, guardanapo e papéis sanitários.

Plásticos: Coloque os materiais feitos de plásticos em sacolas transparentes, certifique-se que eles estão limpos e secos. Uma outra dica é que ao reciclar garrafas PET, as tampinhas devem ser separadas das garrafas para facilitar o processo.

Não são recicláveis: adesivos, acrílico e cabos de panelas.

Vidros: Procure deixar esse material limpo e seco. Tenha cuidado com objetos de vidro, caso eles estejam quebrados. Procure colocá-los em caixas de papelão e sinalizar que há vidro na embalagem. Atos simples como esses facilitam a reciclagem e garantem maior segurança às pessoas que lidam diretamente com a coleta e destinação de resíduos.

Não são recicláveis: lâmpadas, cristais, espelhos, vidros temperados, louça, cerâmica, porcelana, lentes de óculos e pirex.

Metais: Mantenha os objetos de metal limpos e secos e não misture com outros tipos de materiais, como plásticos e vidros.

Não são recicláveis: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.

E o isopor?

Isopor: Muita gente não sabe, mas o isopor é reciclável. Contudo, por conta do baixo valor do quilo, esse processo não é economicamente viável. Por isso, é importante que você procure utilizar o isopor de diversas formas antes de jogar esse material no lixo.

Dica: quando tiver que jogar fora, coloque na lata de plásticos. Há empresas que transformam o isopor matéria-prima para blocos de construção civil.

 

Após separar materiais recicláveis, devo lavar ou não lavar os objetos descartados?

Não é necessário lavar nenhum material antes. Além disso, tenha sempre consciência ambiental e busque além de reciclar seu lixo, economizar água.

Contudo, é indicado retirar o excesso de resíduos das embalagens, para não prejudicar a reciclagem e não causar mau cheiro ou atrair insetos e roedores.

Separar materiais recicláveis

Separar materiais recicláveis possui vários benefícios ambientais e é um processo bem mais simples do que parece. Se seguir as dicas acima, você já estará ajudando o trabalho de catadores e contribuindo para que a reciclagem aconteça.

 

Quer saber mais sobre como separar materiais recicláveis?  Fale com a gente!

Com a Witzler, é simples ser sustentável!

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 –  Telefone: (34) 3226 8772.

*Unidade de tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864. – Telefone: (14) 3223-8722

Facebook

Instagram

Top