Como começar a reciclar?

by Alana Gomes

Como começar a reciclar?

by Alana Gomes

by Alana Gomes

Começar a reciclar seus resíduos pode ser seu primeiro passo em direção à sustentabilidade. A reciclagem gera renda, preserva o meio ambiente e dá utilidade para uma série de materiais que iriam para o lixo. Quer começar a reciclar e não sabe como? Nós te ajudamos!

Exemplo de como separar o lixo de forma errada. Práticas como essa inviabilizam a reciclagem. Créditos da imagem: Site celulose online

Veja abaixo algumas dicas que irão te ajudar a começar a reciclar:

  1. Saiba quais resíduos são recicláveis ou não. Fique atento, pois muitos materiais que utilizamos em nosso dia a dia possuem substâncias contaminantes e precisam de processos de destinação correta específicos. (Veja aqui quais materiais são recicláveis).
  2. Localize centros de reciclagem e empresas especializadas em gestão de resíduos perto de você.
  3. Comece a separar o lixo em sua casa. Utilize sacos de cores diferentes para armazenar o lixo, assim você conseguirá diferenciar facilmente os materiais.
  4. Coloque uma lista próxima à lixeira para não se confundir sobre o que é reciclável e o que não é.
  5. Limpe os restos de comida ou líquidos das embalagens recicláveis antes de colocá-las na lixeira.

A importância de higienizar os objetos antes de colocá-los para reciclar

Agora que você já sabe como começar, saiba a importância de higienizar os resíduos antes de colocá-los para a reciclagem. Em Junho desse ano, o Ibope realizou uma pesquisa para entender a relação dos brasileiros com o lixo e os resultados são preocupantes.

Nela, 39% dos brasileiros disseram que não separam o lixo orgânico das demais partes e não sabem que misturar materiais “sujos” junto aos objetos recicláveis limpos inviabiliza o reaproveitamento de outros produtos e impossibilita a reciclagem.

Para que o processo da reciclagem aconteça, as embalagens não precisam ser lavadas, mas precisam estar secas e limpas.  Mesmo que o lixo esteja separado corretamente, não dá para reciclar algumas embalagens se elas estiverem com restos de alimentos ou engorduradas. Um exemplo disso é que as caixas de pizza são recicláveis, contudo, se elas estiverem com restos de comida e gordura, o processo se torna inviável.

Por isso, ao separar o lixo em casa, é indicado limpar as embalagens e retirar todos os alimentos e líquidos delas. Pequenos atos como esse, contribuem para que a reciclagem aconteça e ainda fazem que o seu lixo não gere um cheiro desagradável e nem atraia insetos.

Dicas para você começar a reciclar hoje

  • Não misture recicláveis com lixo orgânico.
  • Antes de colocar no lixo reciclável, deixe as embalagens de cabeça para baixo na pia para que todo o líquido escorra e não suje os outros materiais.
  • Tenha cuidado com vidros quebrados, lâminas ou objetos cortantes. Nesses casos, você pode colocá-los em caixas de sapato ou papelão e escrever na parte de fora delas o tipo de resíduo que a caixa contém. Pequenas atitudes como essa facilitam o trabalho de catadores e evitam que eles se machuquem.
  • Colocar o lixo reciclável em sacos plásticos transparentes facilita o trabalho de quem recolhe e de quem separa o lixo.
  • Papel molhado pode ser reciclado. Mas fique atento, se o papel estiver sujo ou engordurado, não pode.
  • Pilhas, baterias, lixo eletrônico (computadores, celulares, cartuchos de tinta etc), medicamentos, radiografias, termômetros, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha e de oficinas, pneus, resíduos de construções e outros materiais não podem ser descartados junto com o lixo comum. Nós te ajudamos a descartar corretamente esses resíduos.

Resíduos sendo reciclados corretamente ela Witzler Recicla

Agora que você já sabe o que deve fazer, que tal começar a reciclar hoje?
começar a reciclar

Se precisar de ajuda, fale conosco!

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 –  Telefone: (34) 3226 8772.

*Unidade de tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864. – Telefone: (14) 3223-8722

Facebook

Instagram

 

 

Top