Como descartar embalagens de agrotóxicos?

by Alana Gomes

Como descartar embalagens de agrotóxicos?

by Alana Gomes

by Alana Gomes

As embalagens de agrotóxicos são contaminantes e contêm substâncias perigosas, por isso, o descarte correto é fundamental. Os agrotóxicos, também conhecidos como defensivos agrícolas ou agroquímicos, são produtos utilizados na agricultura para controlar insetos e doenças que podem prejudicar as plantações.

Após o uso desses materiais, produtores e empresas devem ficar atentos para o descarte correto das embalagens.

embalagens de agrotóxico

Imagem retirada do site maissoja.com.br

 

Descartar corretamente as embalagens de agrotóxicos vazias além de ser uma atitude consciente, é uma obrigação de fabricantes e consumidores.  A Lei 9.974/2000 e Decreto 4.074/2002 afirmam que as embalagens de agrotóxicos, devem ser descartadas no prazo de um ano a partir da data da compra.

Descarte incorreto: Prejuízos para o seu bolso e para o meio ambiente

O descarte incorreto (no lixo comum, lixões, aterros e terrenos abandonados) ou fora do prazo estabelecido pela lei pode implicar em multa para o agricultor, revendedor e até para o fabricante do produto.

Em alguns casos, as pessoas que cometeram a infração podem ser detidas e seus atos podem configurar em crime ambiental.

Imagem retirada do site: revistaepoca.globo.com

Descarte correto de embalagens de agrotóxicos: Responsabilidade de todos!

Vendedores: Devem informar os agricultores sobre os procedimentos que eles precisam realizar antes, durante e depois do uso dos produtos. Ao vender os agrotóxicos, o vendedor deve informar o local de devolução das embalagens vazias e fornecer a nota fiscal.

Produtores rurais e empresários: Devem estar por dentro das leis ambientais e realizar alguns passos, como: lavagem dos recipientes, inutilização das embalagens, armazenamento seguro, devolução e descarte nos locais adequados e por último, o produtor deve guardar os comprovantes de que descartou no local adequado seus recipientes.

*Veja aqui regras sobre o descarte de embalagens e no site do  inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) o passo a passo de como lavar as embalagens de agrotóxicos.

De acordo com o Globo Rural

“Todo produtor rural brasileiro que faz uso de defensivos agrícolas (agrotóxicos) tem a obrigação de devolver as embalagens vazias desses produtos nas unidades do Sistema Campo Limpo, como é chamado o programa de logística reversa que funciona em todas as regiões do país. O volume recebido pelo sistema é encaminhado para reciclagem e pode voltar à indústria em forma de novos galões plásticos. Entregar as embalagens para terceiros ou mantê-las na propriedade após o período de um ano da data que consta da nota fiscal de venda é crime e gera multa”.

 

Curiosidade!

O Sistema Campo Limpo possui 411 unidades de recebimentos em 25 no Brasil. Em 2017, foram 44,5 toneladas de embalagens vazias recolhidas. Desde 2002, quando o Campo Limpo foi criado, 475.644 toneladas já foram destinadas ao Sistema. Veja os pontos de coleta:

Fonte: imagem retirada do site do Globo Rural

 

Encontre a unidade mais próxima da sua propriedade no site do inpEV.

embalagens de agrotóxico

A Witzler apoia o descarte correto de embalagens de agrotóxicos e acredita que práticas como essa são fundamentais para a busca de um mundo mais sustentável. Tem mais dúvidas sobre o tema? Fale conosco!

Além de diversos serviços, oferecemos consultoria ambiental para deixar você e seu negócio por dentro da lei!

Você também pode contribuir para um planeta melhor!

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 –  Telefone: (34) 3226 8772.

*Unidade de tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864 – Telefone: (14) 3223-8722.

Facebook

Instagram

Top