Lixo eletrônico:  3 motivos para descartar corretamente

by Alana Gomes

Lixo eletrônico:  3 motivos para descartar corretamente

by Alana Gomes

by Alana Gomes

Lixo eletrônico é o nome dado para resíduos materiais produzidos pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Alguns exemplos de lixo eletrônico: computadorescelulares, bateriasnotebookstelevisorescâmeras fotográficasimpressoras etc.

De acordo com a Revista Galileu, quase todo lixo eletrônico produzido no Brasil é descartado de maneira errada.  Ainda, nós somos o sétimo produtor de lixo eletrônico do mundo, com 1,5 mil toneladas por ano e estima-se que em 2018 cada brasileiro jogará fora pelo menos 8,3 quilos de eletrônicos.

resíduos eletrônicos

Resíduos eletrônicos armazenados na Witzler Recicla prontos para serem descartados corretamente

Os números são alarmantes e essa situação precisa mudar. Por isso, a Witzler Recicla te dá 3 motivos para descartar corretamente o lixo eletrônico.

1)Evite o risco de contaminação!

O lixo eletrônico possui uma série de componentes nocivos, como chumbo, mercúrio, cádmio, zinco, níquel, arsênico etc.

Quando descartado de forma incorreta, no lixo comum ou em aterros, os materiais eletrônicos podem liberar substâncias tóxicas e contaminar o solo e atingir os lençóis freáticos. Caso essa água venha a ser utilizada na irrigação, criação de gado ou mesmo no abastecimento público, o ser humano pode ser afetado.

Ainda, esses componentes podem contaminar diretamente catadores e pessoas que entram em contato com esse resíduo.

2)Não gaste dinheiro com multas e nem tenha dores de cabeça com a legislação!

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), considerada uma das mais avançadas do mundo, fornece algumas diretrizes sobre o descarte de resíduos eletrônicos.

Ao estabelecer a responsabilidade compartilhada, ela enfatiza que, do consumidor ao fabricante, todos são encarregados por uma parte da logística reversa. Com isso, a PNRS coloca como responsabilidade e obrigação de empresas, importadores, consumidores, prefeituras e todo órgão público recolher ou mandar para a destinação ambientalmente correta os resíduos por eles criados ou utilizados.

ATENÇÃO!

O não cumprimento de leis ambientais pode acarretar multas altíssimas para sua empresa, por isso, além de cuidar do meio ambiente, destinar corretamente esses materiais faz com que o seu negócio atue dentro da lei.

3) Mais espaço em sua empresa

Você já entendeu que não pode jogar aparelhos eletrônicos no lixo comum, não é?  Destinar corretamente não é mais uma questão de escolha, é algo que está na lei e precisa ser cumprido.

Contudo, muita gente ainda não sabe o que precisa fazer ou a quem recorrer para descartar de forma sustentável os materiais eletrônicos.  Por conta disso, há muitas empresas que armazenam equipamentos que já não estão mais em uso em suas dependências e isso acaba ocupando um grande espaço.

O descarte correto ajuda a otimizar o espaço da sua empresa, acabando com a bagunça e os perigosos gerados pelo acúmulo de lixo eletrônico.

Precisa de mais motivos para agir corretamente e descartar o lixo eletrônico? Fale conosco!

lixo eletrônico

 

A Witzler Recicla realiza a coleta, transporte, processamento e destinação final dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE). Todas as etapas do processo são certificadas e geridas com responsabilidade socioambiental.

Você também pode contribuir para um planeta melhor!

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 –  Telefone: (34) 3226 8772.

*Unidade de tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864 – Telefone: (14) 3223-8722.

Facebook

Instagram

Top