3 motivos para descartar lâmpadas corretamente

by Alana Gomes

3 motivos para descartar lâmpadas corretamente

by Alana Gomes

by Alana Gomes

As lâmpadas, na maioria das vezes, possuem em sua composição materiais químicos e contaminantes. Esses materiais, em contato com o meio ambiente ou com seres humanos e animais, podem ser muito perigosos.

Lâmpadas armazenadas pela Witzler Recicla esperando pelo descarte correto

Lâmpadas armazenadas pela Witzler Recicla esperando pelo descarte correto

Nós, da Witzler Recicla, separamos 3 motivos para te convencer a descartar lâmpadas corretamente. Veja!

 1) Prevenção de acidentes

Além do perigo de cortes e acidentes que o vidro presente nesses materiais pode causar aos catadores e às pessoas que trabalham com resíduos, alguns tipos de lâmpadas, como as fluorescentes, possuem substâncias tóxicas.

A substância mais perigosa presente nas lâmpadas fluorescentes é o mercúrio e seu uso deve estar cercado de cuidados.

O vapor do mercúrio se liberado no ar e inalado, pode causar febre, tremor, sonolência, dor de cabeça e náuseas. Se o contato com esse material ocorrer por mais tempo, pode causar danos ao cérebro, fígado, pulmões e rins.

O meio ambiente também sofre com os prejuízos do mercúrio e esse metal pode contaminar a água, animais terrestres e aquáticos e até microogarnismos.

2) Cumprimento de leis

Há uma série de leis e decretos que regulam as atividades empresariais em relação ao descarte correto de lâmpadas.

As lâmpadas, principalmente, as fluorescentes, não podem ser levadas para aterros ou pontos de descarte que não separam os resíduos corretamente. Elas precisam ser descartadas de forma adequada e sob cuidados específicos.

O não cumprimento de leis ambientais pode acarretar em multas altíssimas para sua empresa, por isso, além de cuidar do meio ambiente, destinar corretamente esses materiais faz com que o seu negócio atue dentro da lei.

Veja algumas leis que apontam diretrizes sobre o descarte correto de lâmpadas:

3) Certeza de que as lâmpadas utilizadas não prejudicarão o meio ambiente

Desde a Política Nacional de Resíduos Sólidos (2010), é proibido o descarte de lâmpadas em aterros. Por isso, muitas organizações buscam por empresas que trabalham com gestão de resíduos para realizar o descarte correto.

Contudo, você deve ficar atento e pesquisar se a empresa escolhida realmente cumpre todas as exigências ambientais e descarta esse tipo de material sem provocar danos ao meio ambiente.

Empresas especializadas, como a Witzler Recicla,  fornecem relatórios e certificados que comprovam que o seu resíduo não prejudicou o meio ambiente e foi descartado sob rígidos padrões de segurança. Com os certificados fornecidos pela Witlzer, você pode ficar tranquilo e ter a certeza de que sua empresa contribui positivamente com a sustentabilidade.

3 motivos para realizar o descarte de lâmpadas corretamente

Quer mais motivos para realizar o descarte correto de lâmpadas? Entre em contato conosco! Você também pode contribuir para um planeta melhor!

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 –  Telefone: (34) 3226 8772.

*Unidade de tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864 – Telefone: (14) 3223-8722.

Facebook

Instagram

Top