Resíduos da construção civil: Como descartar?

by Alana Gomes

Resíduos da construção civil: Como descartar?

by Alana Gomes

by Alana Gomes

Os resíduos da construção civil, assim como os de muitos outros segmentos, são um desafio para as empresas, sociedade e poder público.

A Construção Civil é responsável por produzir 50% dos resíduos brasileiros e, se esses materiais não forem geridos corretamente, acabam se tornando muito prejudiciais à saúde das pessoas e ao meio ambiente.

 resíduos da construção civil

De acordo com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), o Resíduo da Construção e Demolição (RCD) ou Resíduo da Construção Civil (RCC) é resultante do processo construtivo, de reforma, escavação ou demolição. Os resíduos da construção civil são popularmente conhecidos como entulhos.

“Entulho é o conjunto de fragmentos ou restos de tijolo, concreto, argamassa, aço, madeira, etc., provenientes do desperdício na construção, reforma e/ou demolição de estruturas, como prédios, residências e pontes” (ABRECOM, 2018).

“Porém o entulho é mais do que isso: É desenvolvimento sustentável, é oportunidade de trabalho e de negócio, é preservação ambiental, é necessidade” (ABRECOM).

Descartar corretamente os resíduos da construção civil é agir dentro da lei!

Os resíduos da construção civil são regulamentados pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS),  Resolução CONAMA 307/2002 e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT .

Benefícios do descarte correto:

  • Evita o pagamento de multas;
  • Sua empresa atua dentro da lei;
  • Previne acidentes de trabalho;
  • Obras mais limpas e organizadas;
  • Diminui desperdícios e elimina o custo de descarte de entulho;
  • Diminui o custo da obra;
  • Preserva o meio ambiente;
  • Contribui para a reutilização de materiais que iriam para o lixo;
  • Evita a propagação de animais vetores de doenças que ficam abrigados nos entulhos;
  • Evita o entupimento de drenagem urbana;
  • Contribui para a limpeza urbana.

Como e onde descartar os resíduos da construção civil?

Muita gente ainda não destina corretamente os resíduos sólidos da construção civil por conta da falta de conscientização e de mão de obra qualificada.

É muito importante que os resíduos sejam destinados à empresas especializadas e que possuem certificados para realizar o descarte correto.

A witzler é uma dessas empresas!

Nós possuímos licenças e certificados para tratar diversos tipos de resíduos e oferecemos consultoria ambiental para que você saiba agir corretamente antes mesmo da obra começar.

No entulho da construção civil,  há resíduos de diferentes origens e é necessário que eles sejam separados corretamente de acordo com a especificação de cada material, para que após isso, o descarte seja realizado.  Mas, fique tranquilo que ajudamos você e sua empresa em todas as etapas!

Nós fornecemos embalagens, realizamos o transporte e o armazenamento dos resíduos e ao final do descarte, entregamos  relatórios de fotos que comprovam os processos e certificações de que seu empreendimento agiu dentro da lei e contribuiu com a melhoria do meio ambiente.

 resíduos da construção civil

Viu só como o descarte correto dos resíduos da construção civil beneficia muita gente?

Os construtores e empresários poupam dinheiro e recursos naturais; a população que reside ou trabalha próxima às construções não fica sujeita às doenças que podem ser causadas por resíduos acumulados; e o meio ambiente é preservado.

Entre em contato conosco e saiba mais!

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 –  Telefone: (34) 3226 8772.

*Unidade de tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864. – Telefone: (14) 3223-8722

Facebook

Instagram

Top