Descarte de lâmpadas em Universidade de Minas Gerais

by Alana Gomes

Descarte de lâmpadas em Universidade de Minas Gerais

by Alana Gomes

by Alana Gomes

Uma Universidade de Minas Gerais deu o exemplo ao optar pelo descarte correto de suas lâmpadas.

A sustentabilidade e a preservação ambiental, temas tão tratados em salas de aulas, devem sair do campo teórico e se tornar realidade no dia a dia de das empresas, cidadãos e órgãos públicos e foi isso que aconteceu em uma Universidade do Estado de Minas.

Nos meses de Março e Abril de 2018, a Witzler Recicla coletou de uma instituição de ensino de Minais Gerais cerca de 50 quilos de lâmpadas florescentes quebradas e 76.947 unidades de lâmpadas fluorescentes ainda em bom estado e realizou o descarte correto desses materiais.

Lâmpadas fluorescentes armazenadas na Universidade

Coleta e transporte realizados pela Witzler Recicla

Lâmpadas armazenadas esperando para serem enviadas para tratamento

Há mais de 15 anos, a Witzler é licenciada pela CETESB para realizar esse tipo de processo.  A Witzler separa os metais pesados e realiza a desmercurização, evitando que componentes contaminados entrem em contato com o meio ambiente.

A importância do descarte correto

As lâmpadas são compostas em grande maioria por materiais recicláveis como vidro e plástico. Mas, o que muita gente não sabe, é que também há metais perigosos na composição, como o mercúrio. A falta de informação e muitas vezes o descaso, fazem com que grandes quantidades desse tipo de material ainda sejam descartadas junto com o lixo doméstico ou em aterros irregulares. Esse tipo de prática traz consequências à saúde e ao meio ambiente.

Veja alguns dos problemas que o mercúrio pode acarretar:

  • Febre
  • Tremor
  • Sonolência
  • Dor de cabeça
  • Náuseas
  • Danos ao cérebro, fígado, pulmões e rins
  • Contaminação da água
  • Contaminação de animais terrestres e aquáticos

Desde a Política Nacional de Resíduos Sólidos (2010), é proibido o descarte de lâmpadas em aterros. Por isso, é necessário um tratamento específico para esses materiais.

Descarte as lâmpadas de sua empresa corretamente!

A sustentabilidade deve estar nas ações de sua empresa e para isso, descartar corretamente seus resíduos é fundamental. Faça como a Universidade de Minais Gerais e proteja o meio ambiente!

A Witzler Recicla descarte todos os tipos de lâmpadas e fornece relatórios e certificados que comprovam que sua empresa é responsável e cuida do planeta.

lâmpadas

Viu só quantas lâmpadas deixaram de poluir o meio ambiente? Você também pode contribuir para um planeta melhor!

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 –  Telefone: (34) 3226 8772.

*Unidade de tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864 – Telefone: (14) 3223-8722.

Facebook

Instagram

 

 

 

Top