O Mercúrio em lâmpadas fluorescentes

by Alana Gomes

O Mercúrio em lâmpadas fluorescentes

by Alana Gomes

by Alana Gomes

As lâmpadas fluorescentes são uma ótima opção para quem busca uma alternativa econômica e eficaz. Elas são mais eficientes e possuem maior potência e tempo de vida em relação às lâmpadas incandescentes.

lâmpadas fluorescentes

Lâmpadas fluorescentes no processo de descarte da Witzler

 

O que muita gente não sabe é que o interior das lâmpadas fluorescentes contém mercúrio, que é uma substância prejudicial à saúde e ao meio ambiente.

Mas, o que é o mercúrio?

O mercúrio é classificado como uma substância perigosa e seu uso deve estar cercado de cuidados. A contaminação com mercúrio acontece por ele ser um metal que, se absorvido pelo organismo dos seres vivos, pode causar sérios problemas.

O Mercúrio e as lâmpadas fluorescentes: Perigos

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o valor máximo de mercúrio que pode estar concentrado em uma unidade é de 100 miligramas por quilo do resíduo. O contato com o mercúrio em quantidades maiores acarreta problemas neurológicos e respiratórios.

O vapor do mercúrio se liberado no ar e inalado, pode causar febre, tremor, sonolência, dor de cabeça e náuseas. Se o contato com esse material ocorrer por mais tempo, pode causar danos ao cérebro, fígado, pulmões e rins.

O meio ambiente também sofre com os prejuízos do mercúrio e esse metal pode contaminar a água, animais terrestres e aquáticos e até microogarnismos.

 Descarte de lâmpadas fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes não podem ser levadas para aterros ou pontos de descarte que não separam os resíduos corretamente, elas precisam ser descartadas de forma adequada e sob cuidados específicos.

Witzler Soluções Ambientais, pode te ajudar nisso! Há mais de 15 anos, a Witzler é licenciada pela CETESB para realizar esse processo e separa os metais pesados e realiza a desmercurização, evitando que componentes contaminados entrem em contato com o meio ambiente.

No processo de descontaminação da Witzler, são separados o pó de fósforo, mercúrio, alumínio e o vidro. Cada material possui um processo adequado e licenciado para sua descontaminação.

No ano de 2017, a Witzler evitou que aproximadamente 240.000 lâmpadas fluorescentes fossem enviadas para aterros ou jogadas em lixos comuns.

Se sua empresa precisa descartar lâmpadas e você não sabe como, fale com a gente! Você só precisa armazenar as lâmpadas com segurança que a Witzler realiza a coleta e cuida de todo o resto.

Veja algumas imagens do descarte de lâmpadas fluorescentes realizado pela Witzler Soluções Ambientais:

 

lâmpadas fluorescentes

Lâmpadas antes do processo de descarte correto

Lâmpadas em processo de descarte correto

lâmpadas fluorescentes

Lâmpadas processadas

 

Viu só quantas lâmpadas deixaram de poluir o meio ambiente? Você também pode contribuir para um planeta melhor!

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 –  Telefone: (34) 3226 8772.

*Unidade de tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864 – Telefone: (14) 3223-8722.

Facebook

Instagram

 

Top