Quais são os resíduos perigosos?

by Alana Gomes

Quais são os resíduos perigosos?

by Alana Gomes

by Alana Gomes

Os resíduos perigosos são materiais que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente. Eles exigem tratamento e disposição especiais por conta de suas características, como por exemplo: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, entre outras.

Resíduos perigosos

Fonte: http://protelimp.com.br

Por existir materiais perigosos e que precisam de um tratamento mais elaborado para seu descarte, a norma NBR 10.004, divide os resíduos sólidos em duas classes I e II. Veja:

Resíduos de Classe I – Perigosos

Resíduos que em função de suas propriedades físico-químicas e infectocontagiosas podem apresentar risco à saúde pública e ao meio ambiente.

Alguns exemplos de resíduos classe I: borra de tinta, latas de tinta, óleos minerais e lubrificantes, resíduos com thinner, serragem contaminadas com óleo, graxas ou produtos químicos, EPI’s contaminadas (luvas e botas de couro), estopas, borra de chumbo, lodo da rampa de lavagem, lona de freio, filtro de ar, pastilhas de freio, lodo gerado no corte, filtros de óleo, papéis e plásticos contaminados com graxa/óleo e varreduras etc.

Também são resíduos perigosos:

  • Material hospitalar (agulhas, seringas, gazes usadas)
  • Produtos químicos
  • Produtos radioativos;
  • Lâmpadas fluorescentes (são perigosas porque contém mercúrio em sua composição);
  • Pilhas e baterias.

Resíduos de Classe II – Não Inertes e Inertes

Já os resíduos classe II, são divididos em A e B, são aqueles que não se enquadram na classificação de resíduos Classe I. Podem apresentar uma das propriedades: combustibilidade, biodegrabilidade ou solubilidade em água.

Posso jogar resíduos perigosos no lixo comum?

A resposta para essa pergunta é NÃO!

O descarte incorreto de resíduos perigosos é capaz de contaminar pessoas, o solo e lençóis freáticos e coloca em risco a saúde dos seres vivos e do meio ambiente. Isso acontece porque grande parte deste tipo de lixo contém substâncias químicas perigosas em sua composição, como por exemplo: mercúrio, chumbo e muitos outros metais pesados.

Os resíduos perigosos necessitam de tratamento e destinação final especial. Esse tipo de resíduo deve ser armazenado separadamente, transportado por veículos licenciados e equipados e receber uma destinação final ambientalmente correta, ou seja, deve passar por processos químicos de descontaminação.

resíduos perigosos

É importante que você, pessoa física ou jurídica, fique atento ao tipo de lixo que produz. Há empresas que podem te ajudar a destinar corretamente os resíduos perigosos! A Witzler Soluções Ambientais trabalha resíduos perigosos e oferece soluções personalizadas que atendem as necessidades financeiras de cada cliente.

Entre em contato e saiba mais!

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 –  Telefone: (34) 3226 8772.

*Unidade de tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864. – Telefone: (14) 3223-8722

Facebook

Instagram

 

 

Top