Contaminação com mercúrio: Conheça os riscos!

by Alana Gomes

Contaminação com mercúrio: Conheça os riscos!

by Alana Gomes

by Alana Gomes

O que é o mercúrio?

O mercúrio é classificado como uma substância perigosa e seu uso deve estar cercado de cuidados. A contaminação com mercúrio acontece pois ele é um metal que pode ser absorvido pelo organismo dos seres vivos e causar sérios problemas.

contaminação com mercúrio

Atividades industriais e de mineração utilizam componentes que contêm mercúrio. Mas, você sabia que há diversos objetos que usamos em nosso dia a dia que também apresentam esse material perigoso? Veja exemplos:

  • Lâmpadas fluorescentes;
  • Alguns tipos de pilhas;
  • baterias.

Contaminação com mercúrio: Perigos

O mercúrio é capaz de acumular-se em tecidos corporais dos seres vivos e pode causar lesões nos rins, fígado, aparelho digestivo e sistema nervoso central.  Alguns dos sintomas que o mercúrio pode acarretar são:

  • Fraqueza;
  • Fadiga;
  • Perda de peso;
  • Perturbações gastrointestinais;
  • Reações psicóticas (delírios e alucinações) e até morte.

Veja mais sobre os riscos da contaminação com mercúrio nesse vídeo sobre o desastre de Minamata – Japão que aconteceu em meados de 1930:

Desastre de Minamar – Entenda mais sobre a contaminação por mercúrio

Contaminação com mercúrio: Cuidados necessários

Os cuidados com o mercúrio devem seguir rigorosas legislações ambientais, como a Política Nacional de resíduos Sólidos e a Norma ABNT 10004/2004.

Em hipótese alguma, os materiais que possuem mercúrio em sua composição podem ser jogados no lixo comum. Além de prejudicar o meio ambiente e à saúde das pessoas, jogar resíduos perigosos no lixo comum é crime ambiental! Por isso, você deve buscar pelo descarte correto!

Mas fique tranquilo! Há locais que servem como ponto de coleta de objetos que contêm mercúrio e componentes contaminantes, como farmácias, shoppings e universidades. Há também, empresas que realizam processos de descarte correto e tratam os materiais contaminados.

O que você precisa saber?

Jogar lâmpadas, pilhas e baterias no lixo comum é crime! As substâncias presentes nesses materiais são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Descartar corretamente resíduos perigosos é fundamental!

O contato com o mercúrio pode acarretar problemas neurológicos e respiratórios e sérios danos ao meio ambiente, poluindo os recursos hídricos e prejudicando a vida de diversos animais.

Uma dica:  Armazene as lâmpadas e matérias perigosos com segurança em sua casa ou empresa que a Witzler realiza a coleta e cuida de todo o resto.

 

Quer saber mais sobre os perigos da contaminação com mercúrio? Entre em contato!

 

contaminação com mercúrio

 

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 –  Telefone: (34) 3226 8772.

*Unidade de tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864.

Telefone: (14) 3223-8722

Facebook

Instagram

 

Top