O que é a Logística Reversa?

by Alana Gomes

O que é a Logística Reversa?

by Alana Gomes

by Alana Gomes

A logística reversa é um conceito que foi introduzido na legislação ambiental brasileira pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS.

De acordo com o Sinir,

“A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Para o blog Texaco,

“Segundo o artigo 3, parágrafo 12, da Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010: a logística reversa consiste em um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”

Parece complicado, mas fique tranquilo! É fácil entender!

A logística reversa possui foco no retorno de materiais que já foram utilizados durante o processo produtivo. Ela visa o reaproveitamento ou descarte correto de materiais e a preservação ambiental.

Logística reversa

Como acontece a Logística Reversa?

Pihas, baterias, celulares, computadores possuem em seus componentes materiais contaminantes e que não podem ser destinados para o lixo comum. Você já notou que nos pontos de venda desses tipos de materiais, na maioria das vezes, há indicações para que você os retorne para o distribuidor após serem utilizados? Isso é pode ser um bom exemplo de logística reversa.

Há outros exemplos de logística reversa que são praticados por algumas empresas. Veja!
• Reciclagem de garrafas PET;
• Devolução de correspondências;
• Reciclagem de óleo lubrificante e automotivo usado;
• Reutilização de Pneus;
• Destinação correta de Embalagens e resíduos de agrotóxicos.

A Logística Reversa e a Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos dedicou especial atenção à logística reversa e definiu três instrumentos que poderão ser usados para a sua implantação: regulamento, acordo setorial e termo de compromisso.

O acordo setorial, considerado um importante instrumento,  é um tipo de ato, que possui natureza contratual e é firmado entre o poder público e os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes que possui como objetivo, a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

Mas… O que é Responsabilidade Compartilhada?

A responsabilidade compartilhada, instituiu responsabilidade dos geradores de resíduo, sejam eles fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, do cidadão e das empresas que cuidam do destino dos resíduos sólidos. Por meio dela, o gerador é responsável por todo processo do resíduo.
Com a responsabilidade compartilhada, se o resíduo de uma empresa for jogado em lugar inapropriado, por culpa dela ou de terceiros, a empresa sofre penalidades.

De acordo com o Sinir, o Decreto Nº 7.404 de 2010 ratificou a relevância dada à logística reversa. Esse decreto criou o Comitê Orientador para a Implantação de Sistemas de Logística Reversa – COMITÊ ORIENTADOR.

Por permitir grande participação social, o Acordo Setorial tem sido escolhido pelo Comitê Orientador, desde sua instalação em 17/02/2011, como o instrumento preferencial para a implantação da logística reversa.

Ainda, a logística reversa merece grande destaque no cenário ambiental pois contribui para a diminuição de resíduos, principalmente os perigosos e contaminantes, jogados em aterros e lixões. Há uma série de outros benefícios, conheça:

Benefícios da Logística Reversa

  • Faz com que produtos sejam retornados ao ciclo produtivo ou recuperados;
  •  Reduz do uso matérias-primas;
  • Contribui para o aumento da reciclagem e a reutilização de materiais;
  • Permite maior disposição ambientalmente correta de resíduos;
  • Impulsiona o desenvolvimento econômico e social por meio do reaproveitamento de materiais.

Logística Reversa: Empresas e meio ambiente

A logística reversa é um importante instrumento para que as empresas passem a ser mais sustentáveis e não prejudiquem o meio ambiente. Além disso, com ela, sua empresa passa atuar dentro da lei!

Se você possui uma empresa e não sabe como implantar a logística reversa em suas práticas, fale conosco! A Witzler Soluções Ambientais segue as diretrizes da PNRS e ajuda a sua empresa a preservar o meio ambiente.

Logística reversa

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 – Telefone: (34) 3226 8772.

*Unidade de tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864 – Telefone: (14) 3223-8722

Facebook

Top