Lâmpadas: Por que não jogar no lixo?

by Alana Gomes

Lâmpadas: Por que não jogar no lixo?

by Alana Gomes

by Alana Gomes

As lâmpadas, na maioria das vezes, possuem em sua composição, materiais químicos. Esses materiais, em contato com o meio ambiente ou com seres humanos e animais, podem ser muito perigosos.

Atualmente, muito se discute sobre a importância da conscientização e sobre a produção e o destino correto do lixo. Contudo, ainda há uma série de materiais que utilizamos em nossa rotina, que ainda deixam dúvidas na hora do descarte e as lâmpadas são um bom exemplo disso.

Alguns tipos de lâmpadas, como as incandescentes e as de LED, não possuem materiais extremamente perigosos à saúde humana. Contudo, seus componentes são prejudicais para a natureza e não devem ser jogados no lixo comum. Ainda, ao jogar esses tipos de lâmpadas no lixo, por elas conterem vidro, podem provocar ferimentos nos catadores e pessoas que lidam diretamente com a coleta.

Lâmpadas fluorescentes: Econômicas ou vilãs?

As lâmpadas fluorescentes são uma ótima opção para quem busca uma alternativa energética econômica e eficaz. Elas são mais eficientes, possuem maior potência e tempo de vida em relação as lâmpadas incandescentes.

O que muita gente não sabe, é que no interior delas há presença de mercúrio e chumbo. Essas substâncias são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

O contato com o mercúrio pode acarretar problemas neurológicos e respiratórios. Seu vapor, se liberado no ar, pode causar febre, tremor, sonolência, dor de cabeça e náuseas. Ainda, se o contato com esse material ocorrer por mais tempo, pode causar danos ao cérebro, fígado, pulmões e rins.

O mercúrio também causa sérios dados ao meio ambiente, poluindo os recursos hídricos e prejudicando a vida de diversos animais.

Jogar no lixo não pode! O que fazer com as lâmpadas?

Descartar corretamente lâmpadas e materiais como pilhas, baterias e equipamentos eletrônicos é seguir as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com isso, para garantir um futuro sustentável e preservar o meio ambiente, é necessário que cidadãos, governo e empresas optem por fazer o descarte correto e responsável.

O descarte ambientalmente responsável pode ser realizado com a ajuda de algumas empresas que cuidam do futuro do planeta por meio da gestão de resíduos.

A Witzler e o descarte correto

A Witzler é uma dessas empresas! Na Witzler, o processo de descarte é composto por quatro etapas, que são: coleta, separação, processamento e destinação final. Todos esses processos são realizados em um local preparado e regido sob normas de segurança que são capazes de retirar os componentes químicos das lâmpadas.

Uma dica:  Armazene as lâmpadas com segurança em sua casa ou estabelecimento e que a Witzler realiza a coleta e cuida de todo o resto.

Possui dúvidas sobre o descarte de lâmpadas? Entre em contato conosco!

Lâmpadas: Por que não jogar no lixo?

 

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 –  Telefone: (34) 3226 8772.

*Unidade de tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864.

Telefone: (14) 3223-8722

Facebook

Instagram

 

 

 

 

Top