BLENDAGEM: O QUE É?

by Alana Gomes

BLENDAGEM: O QUE É?

by Alana Gomes

by Alana Gomes

A blendagem é uma tecnologia que consiste na mistura de resíduos compatíveis. Ela é capaz de proporcionar um produto alternativo para a indústria cimenteira e para o coprocessamento.

Na blendagem, o resíduo é totalmente descaracterizado e produz um mix líquido ou sólido com alto poder calorífero. Esse mix recebe o nome de blend.

O Blend

O Blend é um produto alternativo ou matéria-prima utilizada para abastecer fornos de cimenteiras. Dessa forma, o blend é um combustível utilizado como substituto energético em fornos de cimento.

De acordo com Barros (2014), após produzido, o blend é encaminhado para a queima nas cimenteiras. A queima do blend produz calor suficiente para produção do clínquer (pré-cimento).

O clínquer é o principal elemento da composição do cimento. Ele é um pó homogêneo, parecido com uma farinha e é resultado de diferentes matérias-primas misturadas e moídas. Esse material, quando em contato com temperaturas muito altas, transforma-se em rocha.

Um ponto interessante, é que antes processo de Blendagem, é necessária a avaliação técnica criteriosa dos resíduos, com objetivo de averiguar se suas características físico-químicas permitem o tratamento por Coprocessamento.

Como funciona o processo de blendagem?

blendagem

Fonte: Imagem produzida por Barros (2014)

 

Após o processo de Blendagem, o resíduo se torna homogêneo e com características físico-químicas definidas. O blend é utilizado como substituto de recursos naturais não renováveis, utilizados no corpocessamento para a fabricação de cimento.

Blendagem

Resíduos antes do processo de blendagem.

Blendagem

Resíduos triturados. A trituração é uma das etapas do processo de blendagem.

AFINAL, O QUE É O COPROCESSAMENTO?

Coprocessamento é o nome dado à incineração de resíduos como matéria-prima ou como combustível no processo de fabricação do cimento. Esse processo expandiu-se no Brasil a partir dos anos 90, devido à necessidade de destinar corretamente os resíduos industriais sem prejudicar o meio ambiente.

O coprocessamento é uma importante alternativa, pois destrói totalmente os resíduos. Com a eliminação completa, não há mais a obrigação de monitorar o resíduo eternamente. Além disso, com esse processo, muitos materiais deixam de ser destinados para aterros.

A adoção de medidas e processos sustentáveis como este, é estimulada pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10). Além da alta eficiência de destruição, os resíduos deixam de ser aterrados e ainda são usados para gerar calor, diminuindo a utilização de combustíveis fósseis.

Produção de cimento

Resíduos de diversos segmentos, como o industrial, automotivo, agrícola, metalúrgico e têxtil são utilizados nesse processo. Veja alguns exemplos de resíduos que podem ser coprocessados: refratários usados (alumínio), gesso, cinzas, resíduos oleosos e resíduos têxteis, óleos usados, pneus usados, resíduos de papel, plástico e serragem, entre outros materiais.

No Brasil, a Legislação 264/99 do CONAMA não permite o coprocessamento de resíduos hospitalares, domésticos não tratados, radioativos, pesticidas, agrotóxicos e explosivos.

Legislação

O coprocessamento é regulamentado em âmbito federal e estadual. Em âmbito federal, destacam-se as seguintes resoluções:

  • Resolução CONAMA 264/99 – Coprocessamento em Fornos de Clínquer
  • Resolução CONAMA 316/02 – Sistemas de Tratamento Térmico
  • Resolução CONAMA 258/99 – Pneus

O CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), é um órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente. Ele foi instituído pela Lei 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente. O CONAMA é responsável por promover a conciliação entre diferentes setores da sociedade e dar diretrizes sobre questões ambientais, incluindo o coprocessamento.

É importante ficar atento!         

A blendagem e o coprocessamento são procedimentos que devem ser realizados dentro das leis ambientais e por empresas especializadas. Por isso, quando empresas optam por realizá-lo como forma de destinação adequada de resíduos, devem ficar atentas!

Como apontado acima, há uma série de leis estabelecidas que regulam a blendagem e o coprocessamento e a Witzler Soluções Ambientais segue todas elas.

A blendagem e o coprocessamento em Uberlândia

Com a blendagem, o coprocessamento acontece e resíduos de diversos segmentos ganham uma nova função.  A Witzler oferece essa solução em gerenciamento de resíduos em Uberlândia. Assim, a empresa realiza o coprocessamento contribuindo com a preservação do meio ambiente e seus recursos naturais, pois utiliza combustíveis e matérias-primas alternativos aos tradicionais.

 

Blendagem

Ficou com dúvidas? Quer saber mais sobre a blendagem e o coprocessamento? Entre em contato conosco!

Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 – 34 3226 8772

Tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial II.

(14) 3223-8722

(34) 3226-8772

Facebook

Instagram

 

Top