DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS

 

 

 

by Alana Gomes

DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS

 

 

 

by Alana Gomes

by Alana Gomes

As pilhas e baterias estão presentes em boa parte dos equipamentos que compõem a rotina das pessoas. Celulares, controles remotos, eletrodomésticos e até brinquedos necessitam de pilhas e baterias para funcionarem.

O que muita gente não sabe, é que elas apresentam componentes como chumbo, mercúrio, níquel e cádmio. Esses materiais, por conta de sua composição, podem ser contaminantes e acarretar prejuízos para o meio ambiente e à saúde. Por conta disso, não se deve descartar pilhas e baterias no lixo comum.

Pilhas e bateria

Onde descartar?

De acordo a NBR 10.004 (ABNT, 2004), pilhas e baterias são classificadas como resíduos domésticos especiais. Com isso, para o descarte, elas devem ser devolvidas ao fabricante e/ou importador, atendendo à Resolução CONAMA n° 257 de 30/06/1999.

Segundo a resolução, fabricantes, importadores, rede autorizada de assistência técnica e comerciantes de pilhas e baterias ficam obrigados a coletar, transportar e armazenar o material.

Dessa forma, quando o consumidor possuir pilhas e baterias usadas, ele deve entregar aos estabelecimentos que as comercializam ou às assistências técnicas autorizadas, para que eles repassem os resíduos aos fabricantes ou importadoras, para que essas, procurem um destino final adequado.

Um ponto ambientalmente interessante, é que as pilhas e baterias podem ser recicladas e reutilizadas. Além disso, elas podem passar por tratamentos que permitirão um descarte que não prejudique o meio ambiente.

Como aponta o IDEC,

“Outro cuidado que deve ser tomado é com relação às pilhas “piratas”. De procedência duvidosa, elas podem conter materiais muito mais tóxicos do que as regularizadas. É importante também observar a rotulagem do produto.”

A conscientização e o descarte correto são fundamentais. As substâncias perigosas, que compõem as pilhas e baterias descartadas e armazenadas incorretamente, ao entrem em contato com o meio ambiente e com as pessoas, podem ocasionar sérios danos para ambos.

Pilhas e baterias: composição e usos

O blog Eco Harmonia apresenta os diferentes tipos de pilhas e baterias e seus usos. Veja!

  • Comuns – feitas de zinco e manganês. Possuem várias utilidades, como em brinquedos, máquinas fotográficas, controles remotos etc.
  • Alcalinas – feitas de alcalina e manganês. Podem ser utilizadas em brinquedos, máquinas fotográficas, controles remotos etc.
  • De níquel-metal-hidreto – usadas em celulares, telefones sem fio, filmadoras e notebooks.
  • De zinco – usadas em celulares, telefones sem fio, filmadoras e notebooks.
  • De lítio – usadas em celulares, telefones sem fio, filmadoras e notebooks
  • De íon-lítio – usadas em celulares, telefones sem fio, filmadoras, ipods e notebooks
  • De chumbo – mais conhecidas como baterias de carro, além de serem usadas em indústrias e em filmadoras.
  • De níquel-cádmio – usadas em telefones sem fio, celulares, barbeadores etc.
  • De óxido de mercúrio – usadas em instrumentos de navegação e aparelhos de instrumentação e controle.

Como indica o site, as baterias de chumbo, níquel-cádmio e óxido de mercúrio são as mais danosas ao meio ambiente e à saúde dos seres humanos.

PILHAS E BATERIAS

Baterias em processo de descarte correto pela Witzler Soluções Ambientais

A Witzler te ajuda a descartar corretamente!

Quando a vida útil das pilhas e baterias acaba, é preciso dar o destino adequado para elas. O descarte de pilhas e baterias precisa ser realizado com responsabilidade, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Para te ajudar nisso, a Witzler Soluções Ambientais realiza a coleta, transporte, processamento e destinação final desse tipo de resíduo. A empresa cuida de diversos tipos de pilhas e baterias, como: alcalinas, de níquel-cádmio, de íon lítio, de mercúrio, de zinco-carbono, de chumbo-ácido, entre outras. Nesses processos, todas as etapas são certificadas e geridas com responsabilidade socioambiental.

A Witzler atende qualquer tipo e tamanho de negócio! Entre em contato conosco e descarte suas pilhas e baterias com segurança e responsabilidade.

PILHAS E BATERIAS

*Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 –  Telefone: (34) 3226 8772

*Tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864 – Telefone: (14) 3223-8722

Facebook

Instagram

 

 

 

 

Top