Veja como descartar corretamente os resíduos de oficinas contaminados com óleo!

Óleo contaminado de oficinas

by Alana Gomes

Veja como descartar corretamente os resíduos de oficinas contaminados com óleo!

Óleo contaminado de oficinas

by Alana Gomes

by Alana Gomes

O óleo está presente em veículos como carros, motos e ônibus. Essa substância garante melhor desempenho e os colocam em movimento. Os óleos, por conta de sua composição, se forem manuseados e, principalmente, descartados incorretamente são prejudiciais à saúde e o meio ambiente.

Os óleos lubrificantes, óleos de motor, ou óleos para motor são substâncias utilizadas para garantir a melhor performance dos veículos. Assim, são capazes de reduzir o ruído, calor e desgaste, lubrificando e aumentando a vida útil dos motores.  Há também máquinas de vários setores industriais em que o óleo está presente.

Os óleos podem ser de origem animal ou vegetal (óleos graxas), derivados de petróleo (óleos minerais) ou produzidos em laboratório (óleos sintéticos). Ainda, eles podem ser constituídos pela mistura de dois ou mais tipos (óleos compostos).

A maioria das oficinas mecânicas, postos de gasolinas e algumas empresas, trabalham diretamente com esses materiais e precisam realizar o descarte correto dos resíduos de manutenção contaminados com óleo.

RESÍDUOS CONTAMINADOS COM ÓLEO

Resíduos contaminados com óleo em processo de descarte.

Resíduos contaminados com óleo em oficinas mecânicas, empresas e postos de gasolina

O descarte incorreto de todos os tipos óleos, filtros de óleo, embalagens contaminadas, gera multas de alto valor. As oficinas mecânicas, empresas e postos de gasolina, se considerados geradoras de poluição, podem ser multados com altas quantias e os responsáveis detidos.

De acordo com o Cebrace,

Causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem em danos à saúde humana, ou provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da biodiversidade é crime previsto no decreto 6.514/08. A multa varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhões para quem lançar resíduos sólidos, líquidos ou gasosos ou detritos, óleos ou substâncias oleosas em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou atos normativos.”

Dessa forma, o Cebrace indica que, quanto à legislação ambiental, no que se refere ao óleo lubrificante dos motores e outros produtos químicos, as oficinas mecânicas e as empresas de reparação de motores são consideradas “geradores”. Por isso, devem:

1- Cuidar para que o óleo fique armazenado de forma adequada, não contamine o meio ambiente e também que não esteja contaminado a ponto de impedir o refino.

2- Os “geradores” devem entregar o óleo lubrificante usado para empresas coletoras licenciadas pelo órgão ambiental do seu Estado ou Município e autorizada pela Agência Nacional do Petróleo – ANP.

O que fazer com filtros de óleo e embalagens contaminadas? 

Os perigos dos óleos não estão só em situações em que há grandes vazamentos ou armazenamento de grandes quantidades em locais inadequados.  As embalagens do produto, por melhor que sejam esvaziadas, podem ter algum resíduo e ocasionar contaminação.

Muitas empresas, ao lidarem diretamente com resíduos de manutenção contaminados com óleo, não sabem como proceder em relação ao descarte correto. Contudo, agir dentro da lei e não prejudicar o meio ambiente é mais fácil do que imaginam.

Jogar resíduos com óleo no lixo comum é crime. Com isso, oficinas mecânicas e empresas do ramo devem optar por quem realize o descarte sustentável desses materiais. Há empresas que possibilitam o armazenamento, realizam a coleta e o descarte, como por exemplo a Witzler Soluções Ambientais.

A Witzler disponibiliza para as empresas, embalagens para armazenar o material contaminado e realiza a coleta (semanal ou mensal) de acordo com as necessidades de cada empreendimento.

Embalagens para armazenar resíduos contaminados com óleo de oficinas mecânicas, empresas e postos de gasolina.

Nas embalagens, o resíduo está seguro. Nelas, é possível armazenar filtros de óleo e embalagens e qualquer material contaminado com segurança.

Embalagens da “Witzler Soluções Ambientais”

Após o armazenamento e a coleta, a Witzler realiza o transporte do material e o descarte de forma que, nem o ambiente e nem à saúde das pessoas, sejam comprometidos.

Prejuízos do descarte incorreto

Como aponto o site Diário do Transporte, o Conama alerta para as substâncias presentes nos óleos e os problemas que ocasionam à saúde. Eles podem causar desde um mal estar, até doenças graves, como câncer e má formação do feto. Confira alguns exemplos:

  • Chumbo: dores abdominais, danos no sistema nervoso, câncer nos rins e sistema linfático e acúmulo nos ossos.
  • Cádmio: dores musculares, danos no fígado e nos rins, irritabilidade, debilitação dos ossos e câncer nos pulmões e traqueia.
  • Arsênio: alteração na pressão sanguínea, nefrite crônica, cirrose hepática, câncer na pele, pulmões e fígado.
  • Cromo Hexavalente, CrVl: dor abdominal, dermatite, crescimento do fígado e câncer nos pulmões, fígado e pele.
  • Dioxinas: câncer no sistema respiratório, dor e fraqueza nos músculos, problemas de pressão e distúrbios cardíacos.
  • Hidrocarbonetos Policíclicos (Polinucleares) Aromáticos: são cancerígenos, afetam os pulmões, o sistema reprodutor e podem causar deformações em feto – teratogênico.

Descarte correto de resíduos contaminados com óleo em Uberlândia, Bauru e região!

Você viu os prejuízos para o meio ambiente, para a saúde e para o seu negócio que o descarte incorreto de resíduos com óleo pode acarretar?

A Witzler te ajuda a fazer a escolha certa! A empresa atua em Uberlândia, Bauru e região fornecendo vários serviços que contribuem para que seu negócio seja sustentável!

decreto

Ficou com dúvidas? Quer saber mais sobre o descarte de filtros de óleo e embalagens? Entre em contato conosco!

Unidade de tratamento de resíduos em Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 – 34 3226 8772

Tratamento de resíduos em Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864 – Bauru/SP.

(14) 3223-8722

Facebook

Instagram

Top