Tratamento de resíduos corresponde aos métodos, processos ou operações de como se aplica o gerenciamento de resíduos.

TRATAMENTO DE RESÍDUOS

by Alana Gomes

Tratamento de resíduos corresponde aos métodos, processos ou operações de como se aplica o gerenciamento de resíduos.

TRATAMENTO DE RESÍDUOS

by Alana Gomes

by Alana Gomes

O que é tratamento de resíduos?

Tratamento de resíduos é um termo técnico que designa os métodos, processos ou operações de como se aplica o gerenciamento de resíduos. De acordo com o Portal Resíduos Sólidos:

“O Tratamento de Resíduos Sólidos consiste no uso de tecnologias apropriadas com o objetivo maior de neutralizar as desvantagens da existência de resíduos ou até mesmo de transformá-los em um fator de geração de renda como a produção de matéria prima secundaria”.

Assim, o tratamento de resíduos pode acontecer por meio de várias tecnologias existentes, como a reciclagem, incineração, coprocessamento e uma série de outros métodos até a disposição final de rejeitos.

O tratamento de resíduos e a Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), lei 12.305/2010, prevê o tratamento de resíduos como a quinta prioridade na gestão e gerenciamento de resíduos no Brasil.

Tratamento

A PNRS estabeleceu prioridades e diretrizes afim de orientar o poder público e os cidadãos a agirem de forma mais consciente e sustentável. Conheça como a lei estabelece as prioridades e menciona o tratamento de resíduos:

Art. 9o  Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

  • 1o Poderão ser utilizadas tecnologias visando à recuperação energética dos resíduos sólidos urbanos, desde que tenha sido comprovada sua viabilidade técnica e ambiental e com a implantação de programa de monitoramento de emissão de gases tóxicos aprovado pelo órgão ambiental.
  • 2o A Política Nacional de Resíduos Sólidos e as Políticas de Resíduos Sólidos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios serão compatíveis com o disposto no capute no § 1o deste artigo e com as demais diretrizes estabelecidas nesta Lei. (Fonte:  )

Veja a lei na integra!

A Política Nacional de Resíduos Sólidos é muito importante no tratamento de resíduos no Brasil. Ela propõe diretrizes que ajudam o país a enfrentar problemas ambientais, responsabilizando o poder público, empresas, consumidores e geradores de resíduos.

Essa política também contém instrumentos importantes para fazer com o que o país avance no patamar da sustentabilidade. Ainda, ela incentiva à reciclagem e à reutilização dos resíduos sólidos. Além disso, traz o conceito de Responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

Tratamento de resíduos é reciclagem? É incineração?

O tratamento de resíduos compreende um conjunto de métodos e operações necessários para respeitar as legislações ambientais e dar destinação final ou tratamento intermediário aos resíduos. A reciclagem e a incineração são formas de tratar resíduos, mas não as únicas. Há uma série de outros métodos que servem também para o cuidado adequado para com os resíduos.

O tratamento mecânico é uma boa alternativa. Neste processo, não ocorrem reações químicas e o tamanho dos resíduos é modificado. Um bom exemplo de tratamento mecânico é a reciclagem.

Outra alternativa importante é o tratamento bioquímico. Este processo, vai ocorrer a partir da ação de grupos de seres vivos que ao se alimentarem dos resíduos, quebram suas moléculas grandes transformando-as em uma mistura de substancias e em moléculas menores. Exemplos de tratamento bioquímico são a compostagem e a biodigestão.

Há também o tratamento térmico. A partir dele, os resíduos recebem uma grande quantidade de energia em forma de calor e isso ocasiona mudanças em suas características. Exemplos de tratamento químico são a incineração e o plasma.

Existem alternativas, mas é necessário atenção!

Há uma série de alternativas para o tratamento de resíduos. Contudo, é necessário levar em consideração alguns aspectos importantes, como por exemplo:

  • Buscar por empresas especializadas.
  • Optar por empresas que ofereçam certificados de destinação correta de resíduos.
  • Estar atento às leis e políticas ambientais vigentes.
  • Adquirir consciência ambiental e entender a importância de práticas sustentáveis na destinação de resíduos.

A Witzler e o tratamento de resíduos

A Witzler possui a sustentabilidade como um seus pilares. Para isso, busca em todas as suas ações não comprometer o meio ambiente e o futuro das próximas gerações. Dessa forma, segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos e acredita na importância de um correto e transparente tratamento de resíduos.

A Witzler possui alternativas para o tratamento de resíduos. Conheça:

 Coprocessamento

O coprocessamento é uma importante alternativa de tratamento de resíduos, pois os destrói totalmente. Com a eliminação completa, não há mais a obrigação de monitorar o resíduo eternamente.

O Coprocessamento é estimulado pela PNRS. Além da alta eficiência de destruição, os resíduos deixam de ser aterrados e ainda são usados para gerar calor, diminuindo a utilização de combustíveis fósseis.

Resíduos de diversos segmentos, como o industrial, automotivo, agrícola, metalúrgico e têxtil são utilizados nesse processo. No Brasil, a Legislação 264/99 do CONAMA não permite o coprocessamento de resíduos hospitalares, domésticos não tratados, radioativos, pesticidas, agrotóxicos e explosivos. O coprocessamento representa uma transferência segura desses materiais quando descartados para processos de fabricação de cimento.

Resíduos Triturados - Tratamento por coprocessamento

Resíduos Triturados – Tratamento por coprocessamento

 Tratamento de lâmpadas

Alguns tipos de lâmpadas possuem componentes tóxicos que podem contaminar pessoas, animais, o solo e a água. Outras, não possuem materiais perigosos em sua composição. Mas independente de seus componentes, o descarte desse tipo de material no lixo comum ou em aterros nunca é uma boa alternativa, além de ser um crime ambiental.

A Witzler apresenta soluções personalizadas para cada tipo de negócio e ajuda sua empresa a tornar-se mais responsável e limpa também no descarte de lâmpadas, sendo elas de qualquer tipo. O processo de descarte é composto por quatro etapas, que são: coleta, separação, processamento e destinação final.

Tratamento de resíduos de lâmpadas

Tratamento de resíduos de lâmpadas

Tratamento de resíduos eletrônicos

O lixo eletrônico possui uma série de componentes nocivos. O Chumbo, Mercúrio, cádmio e arsênico são exemplos de alguns dos metais pesados presentes nesse tipo de material.

Quando descartados de forma incorreta, no lixo comum ou em aterros, as substâncias tóxicas podem ser liberadas e contaminar o solo e atingir os lençóis freáticos. Caso essa água venha a ser utilizada na irrigação, criação de gado ou mesmo no abastecimento público, o homem pode ser afetado.

A Witzler Soluções Ambientais realiza a coleta, transporte, processamento e destinação final dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE). Todas as etapas do processo são certificadas e geridas com responsabilidade socioambiental.

Tratamento de resíduos eletrônicos

Tratamento de pilhas e baterias

As pilhas e baterias contêm em sua composição uma série de materiais que podem prejudicam o meio ambiente e a saúde das pessoas. Diante disso, a Witzler oferece destinação e tratamento correto para elas, evitando que elas sejam despejadas na natureza.

Tratamento de pilhas e baterias

 

 

O tratamento de resíduos é algo simples se a Witzler te ajuda nisso! Quer saber mais sobre ele? Entre em contato conosco! Possuímos diversas soluções ambientais para o seu negócio!

Uberlândia – Rua João Ascindino da Costa 295 – 34 3226 8772

Bauru – Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864 – Bauru/SP. (14) 3223-8722

Facebook

Instagram

 

 

 

 

Top