Entenda os prejuízos do descarte incorreto do lixo eletrônico e saiba como isso impacta diretamente no meio ambiente e na saúde humana.

Lixo eletrônico: saiba mais!

by Alana Gomes

Entenda os prejuízos do descarte incorreto do lixo eletrônico e saiba como isso impacta diretamente no meio ambiente e na saúde humana.

Lixo eletrônico: saiba mais!

by Alana Gomes

by Alana Gomes

O lixo eletrônico é um problema dos dias atuais e a tecnologia, responsável por tantos benefícios, acaba por acarretar prejuízos sociais e ambientais.

Isso se deve, pelas formas de consumo na sociedade terem se alterado profundamente. Há anos atrás, celulares, computadores, notebooks e outros aparelhos eram de difícil acesso e possuíam valor elevado. Com a popularização e o barateamento das tecnologias, maior número de pessoas passaram a possuir esses bens.

Diante de todos os benefícios ocasionados pelo maior acesso aos aparelhos eletrônicos, uma nova demanda ambiental foi criada. Essa demanda corresponde a preocupação em destinar corretamente esses aparelhos, não deixando que eles tenham o mesmo destino que o lixo comum.

 

eletrônico

O lixo eletrônico, nada mais é do que resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Alguns exemplos de lixo eletrônico: computadores, telefones celulares e baterias, notebooks, televisores, câmeras fotográficas, impressoras etc.

A produção desse tipo de resíduo aumenta a cada ano. Segundo o site Free the essence, “De acordo com a ONU, só em 2017 o mundo deverá descartar ao menos 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico. Só a América Latina é responsável por 9% do material descartado.  E, no continente, o Brasil é o campeão com 36% de participação e 1,4 milhão de tonelada descartada só em 2014.

Os altos números preocupam ainda mais quando a situação de descarte irregular e ilegal aparece nesse cenário. Segundo um relatório divulgado pela ONU recentemente, é apontado que entre 60% e 90% dos resíduos eletrônicos de todo o mundo são descartados ilegalmente ou jogados de forma incorreta no lixo. Isso pode ocasionar problemas sociais, ambientais e sanitários.

Prejuízos do descarte incorreto

Na fabricação desses aparelhos tecnológicos, são utilizadas substâncias que lhes conferem durabilidade, desempenho, proteção. Quando esses produtos são descartados, estes mesmos elementos podem representar sérios riscos à natureza e ao homem.

O lixo eletrônico possui uma série de componentes nocivos. O Chumbo, Mercúrio, cádmio e arsênico são exemplos de alguns dos metais pesados presentes nesse tipo de material.

Quando descartados de forma incorreta, no lixo comum ou em aterros, as substâncias tóxicas podem ser liberadas e contaminar o solo e atingir os lençóis freáticos. Caso essa água venha a ser utilizada na irrigação, criação de gado ou mesmo no abastecimento público, o homem pode ser afetado.

Ainda, esses componentes são prejudiciais à vida humana, podendo contaminar diretamente catadores e pessoas que entram em contato com esse resíduo. Segundo a Época, as substâncias tóxicas presentes em computadores e celulares podem causar sérios danos. Fique atento:

  • Chumbo – Prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso. Afeta sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor.
  • Cádmio – É um agente cancerígeno. Acumula-se nos rins, no fígado e nos ossos, o que pode causar osteoporose, irritação nos pulmões, distúrbios neurológicos e redução imunológica.
  • Níquel – Causa irritação nos pulmões, bronquite crônica, reações alérgicas, ataques asmáticos e problema no fígado e no sangue.
  • Mercúrio – Prejudica o fígado e causa distúrbios neurológicos, como tremores, vertigens, irritabilidade e depressão.
  • Zinco Produz secura na garganta, tosse, fraqueza, dor generalizada, arrepios, febre, náusea e vômito.

Lixo eletrônico coletado pela Witzler

Onde e como descartar?

Segundo o Free the essence “O primeiro passo é separar o lixo já em casa. O que tiver compostos eletrônicos deve ser colocado em um saquinho separado e, em hipótese alguma, deve ser misturado aos resíduos comuns, principalmente aos orgânicos.”

Após isso, o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, empresas especializadas ou cooperativas que atuam na área de reciclagem. Ainda, existem universidades e estabelecimentos comerciais que recolhem esses materiais e os destinam corretamente.

Procure informações na prefeitura de sua cidade e na internet e aja corretamente! São atitudes simples que beneficiam sua vida e o meio ambiente!

Algumas dicas:

– Algumas empresas de telefonia celular recolhem os aparelhos que não estão mais em uso e encaminham estes resíduos de forma a não provocar danos ao meio ambiente.

– Seja consciente e troque seus aparelhos eletrônicos somente quando tiver necessidade.

– Na hora da compra de um aparelho eletrônico, busque informações além de seu preço. Pesquise como ele é produzido e se a empresa cuida do meio ambiente.

– Outra opção é doar equipamentos em boas condições, mas que não estão mais em uso. Há muitas pessoas que ficarão felizes em recebê-los e darão novas utilidades para eles.

Lixo eletrônico e o trabalho da Witzler

A Witzler Soluções Ambientais realiza a coleta, transporte, processamento e destinação final dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE). Todas as etapas do processo são certificadas e geridas com responsabilidade socioambiental.

eletrônico

Lixo eletrônico coletado e armazenado pela Witzler

Quer saber mais sobre o descarte de lixo eletrônico? Entre em contato conosco! Possuímos diversas soluções ambientais para o seu negócio!

Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III – 17064864 – Bauru/SP.

(14) 3223-8722

Facebook

Instagram

 

Top