O descarte incorreto de resíduos é uma realidade no Brasil. Em grande maioria, os resíduos são enviados para aterros e lixões.

RESÍDUOS NO BRASIL

by Victor

O descarte incorreto de resíduos é uma realidade no Brasil. Em grande maioria, os resíduos são enviados para aterros e lixões.

RESÍDUOS NO BRASIL

by Victor

by Victor

OS RESÍDUOS NO BRASIL

A preocupação com o meio ambiente é assunto de destaque no cenário brasileiro. A sociedade, governos e empresas buscam, a cada dia, alternativas para amenizar o impacto ambiental gerado pelos resíduos produzidos pelos hábitos de consumo.

Grande quantidade de resíduos é produzida e muito é falado sobre a necessidade de sua correta destinação. Lixo doméstico, industrial, hospitalar e outros materiais que já não servem mais precisam ser destinados a locais específicos. Contudo, na prática não é isso que acontece no Brasil.

Em 60% das cidades, o lixo ainda é abandonado a céu aberto (dado da Folha de São Paulo 2017). Essa situação é ainda mais agravante quando há falta de informação e o descaso.

Alguns cidadãos, não sabem como descartar corretamente os resíduos. Já certas empresas e órgãos públicos não dão a devida atenção para o assunto. Em ambos os casos, o descarte incorreto gera muitos problemas.

Ao descartar no lixo comum materiais como pilhas, baterias e lâmpadas, muitos não sabem os riscos que essa prática envolve. Na maioria das vezes, esses materiais vão para aterros e lixões e não recebem tratamento adequado.

Jogar lixo no lixo não é suficiente. A falta de informação, aliada a displicência, faz com que grande volume de resíduos seja levado para locais irregulares.

 

Resíduos em local incorreto

 

MILHÕES DE TONELADAS DE LIXO POR ANO SÃO DESPEJADAS DE FORMA INADEQUADA

No Brasil, segundo o site G1 (2017), 30 milhões de toneladas de lixo por ano são despejadas de maneira incorreta.

Esse número alarmante coloca as pessoas ao risco de doenças. Além disso, causa graves problemas sociais e ambientais.

A partir de 2010, com a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, alguns avanços foram obtidos na destinação de lixo no Brasil.  Essa política buscava erradicar todos os lixões do país até 2014. Contudo, atualmente os Lixões ainda impactam a qualidade de vida de 77 milhões de brasileiros (G1, 2017).

No estado de São Paulo, há maior preocupação com o destino do lixo. O estado que é rico e desenvolvido cuida de seu lixo. No entanto, 14 mil toneladas de resíduos por dia ainda vão para lixões.

Em contrapartida, em Alagoas, 95% dos resíduos não recebe destino adequado. O lixo produzido no estado é abandonado a céu aberto.

Esses dados poderiam ser de anos atrás, em que a situação dos resíduos não era pauta da agenda pública. Mas a situação aparece ainda mais preocupante pois os dados são de 2017.

 

Resíduos em locais inadequados

 

Em entrevista com Victor Fernandez Nascimento, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre, localizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ele esclarece algumas informações sobre o assunto. Victor é geógrafo e estuda o descarte irregular de resíduos sólidos e aponta alguns prejuízos dessa prática.

“Os sociais, que no Brasil ainda existem muitos lixões, até mesmo na capital do Brasil. Em Brasília há um lixão a menos de 15 km da sede de governo do nosso país. Nos lixões há ainda muitos catadores que deveriam ter melhores condições de vida. E os impactos ambientais, como a contaminação dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, contaminação do solo e da atmosfera.”

 

POSSIBILIDADES PARA OS RESÍDUOS ALÉM DOS ATERROS E LIXÕES

Os aterros irregulares e lixões trazem uma infinidade de prejuízos. O que para alguns parece ser uma alternativa barata no descarte de resíduos, torna-se um grave problema.

Os resíduos deixados nesses locais contaminam o solo, a água e a vegetação. Doenças como a Hepatite A e uma série de verminoses podem ser causadas pelo acúmulo de lixo em local inadequado.

O que muita gente não sabe é que há também lugares onde os resíduos recebem tratamento e destinação adequados. Os aterros e lixões não são a única alternativa.

Local correto para destinação de resíduos

 

“Não é ambientalmente correto e não deveria ser economicamente viável enviar para aterros sanitários produtos que poderiam ter seu ciclo de vida ampliado, seja pela reutilização ou reciclagem”. Ainda destaca o geógrafo e pesquisador do Inpe.

Nos aterros, há muitos materiais que poderiam ser utilizadas por cooperativas de reciclagem. Há também materiais orgânicos que podem ser utilizados na compostagem e virar adubo.  Ainda, resíduos químicos e industriais encontrados nesses locais, se submetidos a processos de descontaminação, deixam de liberar substâncias tóxicas.

Muitos outros materiais podem ser tratados e transformados em matéria-prima, combustível ou ganhar novos usos.

Uma série de soluções ambientais estão sendo oferecidas por empresas que se preocupam com a gestão de resíduos. Aliado a isso, novas tecnologias estão sendo usadas em prol do meio ambiente.

A Witzler oferece uma série de alternativas e trabalha para que os resíduos deixem de ser descartados em locais incorretos, como aterros e lixões.

Confira um pouco mais sobre o trabalho que Witzler realiza.

Descarte de resíduos

Witzler Soluções Ambientais

 

CONTATE A WITZLER SOLUÇÕES AMBIENTAIS

Rua Iracema Cândida Posca 1-110, Distrito Industrial III
17064864 Bauru

(14) 3223-8722

Site: http://www.witzlerrecicla.com.br/

Facebook:https://www.facebook.com/wrecicla/

Top