Ritmo acelerado de produção de lixo precisa ser controlado

O desafio global dos resíduos sólidos

by Victor

Ritmo acelerado de produção de lixo precisa ser controlado

O desafio global dos resíduos sólidos

by Victor

by Victor

O Banco Mundial liberou um estudo atualizado em 2012 sobre a geração de resíduos sólidos urbanos (What a Waste). A projeção aponta para um crescimento de 70% na geração de lixo no mundo, sendo a maior parcela de crescimento sob responsabilidade dos países emergentes, como o Brasil. O estudo prevê um crescimento de 1.3 bilhões de toneladas por ano para 2.2 bilhões de toneladas por ano. Esse crescimento reflete em um aumento nos custos globais de $205 bilhões para $375 bilhões de dólares. A transformação para melhorar essas estimativas precisa começar hoje.

Panorama global da geração de resíduos sólidos

Pela primeira vez o Banco Mundial conseguiu apresentar um relatório consolidado a respeito da geração de resíduos sólidos urbanos. A estatística neste segmento sempre sofre com distorsões de contabilidade e registro de informação por parte das cidades e países. Apesar da dificuldade em compilar os dados, o Banco Mundial aponta com bastante clareza a necessidade imediata da gestão do lixo produzido. Fatores como crescimento da população, aumento da taxa de urbanização das cidades e dos níveis de consumo, são aceleradores críticos da produção de lixo e demandam iniciativas que promovam o controle do problema.

País Geração anual
(em milhões de toneladas)
Geração per capita Consumo dos resíduos
Brasil 62.7 383.2 kg/ano 0.04 kg/$
Estados Unidos 228.6 733.7 kg/ano 0.02 kg/$
Alemanha 50.5 617.0 kg/ano 0.03 kg/$
França 34.8 530.0 kg/ano 0.02 kg/$
Rússia 48.2 340.0 kg/ano 0.05 kg/$
México 39.4 343.1 kg/ano 0.05 kg/$
Austrália 14.0 640.0 kg/ano 0.02 kg/$

A compreensão do tamanho do desafio é um importante passo no caminho de sua resolução, como dito por Rachel Kyte, Vice-Presidente para o Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial. O problema do lixo é crítico, como aponta o relatório, mas existem possibilidades de melhora do panorama. No caso do Brasil foi estabelecida a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, através da Lei Federal 12.305/2010, referência internacional no segmento. Ela apresenta diretrizes para que o país, os estados, os municípios, as empresas e as pessoas, melhorem a forma como fazem a disposição do lixo.

O caminho para um cenário melhor

As projeções de crescimento da geração de lixo e os problemas urbanos relacionados (enchentes, proliferação de doenças, poluição ambiental, etc) podem ser melhores. Existem diversas opções para que empresas, instituições e pessoas melhorem seus impactos ambientais. A gestão de resíduos é fundamental nesse processo de melhora da perspectiva para as gerações futuras e a geração atual. O que você pode fazer para ser parte desse trabalho?

  • Apoie empresas e organizações que trabalham de maneira responsável com o meio ambiente
  • Informe-se sobre como você pode reduzir o lixo gerado na sua empresa, no seu condomínio ou na sua casa. Existem muitas opções simples para investir em resultados mais eficientes
  • Respeite a legislação ambiental e procure serviços certificados e efetivos de gestão de resíduos
  • Incentive iniciativas privadas e públicas que promovam conscientização
  • Seja ativo no ambiente físico e no ambiente virtual para dar apoio às iniciativas de gestão de resíduos

Não é apenas uma questão de responsabilidade

O problema dos resíduos sólidos é crítico no mundo todo, mas cuidar dessa questão não se trata apenas de responsabilidade socioambiental. O lixo gerado diariamente por empresas, instituições e casas, oferece diversas oportunidades. Os resíduos dos processos produtivos de uma empresa são indicadores importantes de sua produtividade, realizar a gestão dos mesmos significa melhoria do rendimento global do negócio. Instituições devem observar em seus resíduos os impactos da aplicação de seus recursos, quando mal aplicados muitos resíduos são gerados sem controle. Em qualquer cenário, a gestão dos resíduos não é apenas responsabilidade, é também oportunidade de melhoria. Procure quem possa te ajudar a melhorar seus resultados na geração e destinação de resíduos, os benefícios vão muito além do que você pode imaginar.

Confira alguns benefícios importantes que o cuidado com os resíduos sólidos pode trazer:

  • Ganho de rendimento dos processos produtivos através da melhor compreensão do funcionamento
  • Diminuição do consumo de materiais nas atividades desenvolvidas na empresa, no condomínio ou em casa
  • Redução do volume de lixo gerado
  • Melhora da imagem da instituição e da consciência ambiental das pessoas envolvidas
  • Tranquilidade legal na condução dos negócios através de documentação regular

Informe-se sobre como você pode praticar a gestão de resíduos e melhorar o panorama global para os próximos anos. Acompanhe nossos artigos e entre em contato para tirar dúvidas e trabalhar conosco na criação de uma sociedade mais sustentável.

Top