Crescer é fundamental, mas só com sustentabilidade é algo duradouro

Sustentabilidade e Crescimento

by Victor

Crescer é fundamental, mas só com sustentabilidade é algo duradouro

Sustentabilidade e Crescimento

by Victor

by Victor

Vivemos no mesmo planeta, trabalhamos pelos mesmos objetivos e enfrentamos os mesmos desafios, mas também compartilhamos as mesmas soluções. A sustentabilidade não é mais um tema de um futuro distante, sustentabilidade é uma necessidade de hoje.

Desafios grandes precisam de grande suporte para serem vencidos. É possível suprir nossas necessidades, crescer de maneira sólida e ainda garantir a perspectiva de futuro para as próximas gerações. O caminho da sustentabilidade é possível e deve começar agora, seja na sua empresa ou na sua casa. Confira algumas dicas responsáveis fáceis de realizar:

1. Uso consciente dos recursos

Faça uso conscientes dos recursos naturais em todas as oportunidades que tiver: economize água, diminua o consumo de energia elétrica, utilize os materiais e recursos de forma inteligente e eficiente. Práticas muito simples, quando realizadas diariamente, podem ter um efeito muito positivo no balanço final do seu impacto.

Por exemplo, quantos equipamentos da sua empresa estão funcionando de maneira ineficiente e consumindo mais recursos do que o necessário? Qual o volume de água limpa que você utiliza em atividades que poderiam ser realizadas com água reutilizada? As respostas para essas perguntas podem te ajudar a começar práticas mais responsáveis na hora de utilizar os recursos que estão disponíveis e gerar economia para você.

2. Para onde vão os seus resíduos?

Você já parou para se perguntar o que acontece com seus resíduos depois que eles saem da sua empresa ou da sua casa? São diversos produtos que utilizamos diariamente e, consequentemente, diversos resíduos que geramos também diariamente. Todos eles possuem características próprias e também devem ter destinos específicos depois que são utilizados por você. Faça o descarte correto para todos eles: lixo orgânico, lixo eletrônico (pilhas, celulares, televisores, etc), papel, plástico, lâmpadas, óleo… Todos os materiais precisam ser descartados corretamente, ou corremos o risco de prejudicar seriamente o meio ambiente, a nossa própria casa. Se quiser saber mais sobre destinação de resíduos, confira esse post que fizemos.

3. Pesquisar, aprender e praticar

Os desafios para tornar a sustentabilidade real são muitos, mas também são muitas as pessoas trabalhando para vencê-los. As dúvidas são naturais no processo de transformação: como usar menos energia na minha produção? Quantos litros de água posso economizar usando captação da chuva? Onde devo levar meus resíduos contaminados?

É preciso buscar informação e encontrar as pessoas e empresas que trabalham para oferecer as soluções corretas e viáveis. Pesquise as soluções que você precisa, busque na internet, fale com seus clientes, fornecedores e amigos. Aprenda as atividades que podem te ajudar e coloque-as em prática para poder colher os resultados positivos.

4. Reduzir, reutilizar e reciclar

Todo recurso tem um início de utilização e uma conclusão de sua vida útil, mas será mesmo que este início e fim estão sendo executados do jeito certo? Primeiramente devemos tentar reduzir o consumo inicial de qualquer recurso, isso gera mais economia e eficiência, ambas coisas que devem ser buscadas sempre. Quando chega o fim da vida útil pode ser que ainda exista utilidade para o recurso, ele ainda pode ser aplicado em outros cenários e ganhar uma segunda vida útil e gerar mais valor antes do seu descarte final. Por fim, depois de esgotadas as utilizações, devemos tentar inseri-lo novamente na cadeia produtiva através da reciclagem.

Somente depois de tentadas todas essas alternativas é que devemos proceder com o descarte final do resíduo, quando ele finalmente sofre a destinação final. Esta deve ser adequada, conforme estipulado pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS, Lei Federal 12.305/2010) e as outras normas e acordos setoriais específicos; somente assim garantimos que nosso papel está sendo cumprido com responsabilidade verdadeira.

Sustentabilidade é uma questão de equilíbrio

Fazer o certo não é difícil, basta apenas trabalhar com propósito e buscar outras pessoas que também estejam no caminho. O crescimento é uma realidade da qual a sustentabilidade já faz parte. De fato, a sustentabilidade é uma alavanca para o crescimento real e duradouro. Pesquise, aprenda e aplique, crescer com responsabilidade é possível e o caminho é desafiador e muito gratificante.

Top